quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O novo governo de São Paulo e a mobilidade

arte: Nazareno Affonso
O governo paulista anunciou nesta quinta-feira (6) novos planos para a expansão da rede de metrô de São Paulo para cidades da região metropolitana. Os projetos incluem a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará a linha 2-verde ao ABC, a extensão da linha 4-amarela até o centro de Taboão da Serra e implantação de um novo ramal ferrometroviário para Guarulhos.




O projeto do VLT prevê 18 estações. No total, serão 23 km entre o bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo, passando por São Caetano do Sul e Santo André, até a Estação Tamanduateí do metrô.



O governo paulista, no entanto, não divulgou a data de início da obra nem o custo das intervenções. O VLT tem apenas projeto básico concluído, bancado pelo governo federal.



Em Taboão da Serra, a estação de metrô já estava prevista no contrato de Parceria Público-Privada (PPP) que deu origem à linha-4. Como no caso do VLT, não há data para o início das intervenções.



Atrasos

Apesar de anunciar a criação de novas estações e linhas do metrô, o governo paulista também anunciou hoje que a abertura de nove estações da linha 4-amarela atrasarão novamente. O governo já divulgou oito datas para o término da primeira fase das obras. As estações Butantã, Pinheiros, República e Luz não têm previsão de término.



Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a entrega das obras deve ocorrer até o fim de 2011. Apenas as estações Faria Lima e Paulista estão em funcionamento. Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis, Morumbi e Vila Sônia, que fazem parte da segunda fase da obra, devem ficam prontas em 2012. O governo não especificou o mês de abertura.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT 



Vamos fazer São Paulo andar, diz novo Secretário

Jurandir Fernandes

O  engenheiro Jurandir Fernandes, novo secretário dos Transportes Metropolitanos assumiu ontem a STM em cerimônia bastante concorrida na rua Boa Vista.

Em seu discurso de posse enfatizou que o paulistano terá que esperar pelo menos mais seis meses para receber as próximas estações de metrô -Butantã e Pinheiros, da linha 4-amarela. Elas serão inauguradas na metade do ano.

E a conclusão da primeira fase dessa linha, que terá ainda as estações República e Luz, apenas no final de 2011.

A linha 4 é a primeira gerida pela iniciativa privada. Foi preparada e licitada na gestão anterior de Alckmin.

Em maio passado, um trecho de 3,6 km, com as estações Faria Lima e Paulista, foi inaugurado -mas continua restrito, das 9h às 15h.

A ampliação do horário de operação dessa linha e das novas estações da 2-verde (Tamanduateí e Vila Prudente) será neste semestre.

O secretário prometeu continuar projetos da gestão anterior (como os monotrilhos da linha 2-verde, até Cidade Tiradentes, e 17-ouro, do Morumbi, além da linha 6-laranja e a segunda etapa da 4), mesmo sem a garantia de entrega em até quatro anos.

Mas também sinalizou a retomada de participação privada em linhas do metrô, começando pelo prolongamento da 5-lilás (do Largo Treze até Chácara Klabin), cuja licitação suspeita tende a ser anulada pelo governo.

Se isso for confirmado, a nova deve ser por meio de Parceria Público-Privada. Mas a entrega até 2014, ano de Copa, está comprometida.

"Quem sabe se for PPP faz uma bela economia e já começa outra linha, como a de Guarulhos ou estica a 9 da CPTM até Varginha", disse.

Ele citou os projetos das linhas 13 (trem normal, e não direcionado a Cumbica) e 14 (Expresso Aeroporto). Mas a nova gestão pode priorizar o primeiro caso haja avanço do trem-bala da União.

Finalizou o discurso de posse salientando que também vai cuidar do sistema viário de interesse metropolitano e das calçadas, sem esquecer o transporte não motorizado.
 
O MDT lhe deseja boa sorte em mais esta empreitada!
 
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT