domingo, 20 de abril de 2014

Coordenador do MDT, Nazareno Affonso visita Medellin


Coordenador do MDT visita escadas rolantes públicas em bairro popular após usar teleférico em Medellin quando participa do Fórum Urbano Mundial . 

Visita mostra que é possível melhorar a mobilidade em bairros populares

MDT esteve representado na solenidade em que a presidente da República deu posse ao ministro das Cidades Gilberto Occhi



O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, participou no dia 17 de março de 2014, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, da solenidade em que a presidente da República, Dilma Rousseff, deu posse ao ministro das Cidades, Gilberto Occhi, substituto do ex-ministro Aguinaldo Ribeiro. Ao ser convidado para o cargo, Occhi, de 56 anos, era vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal; ele é funcionário de carreira desse banco estatal.Na mesma cerimônia, tomaram posse também os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Turismo. A presidente falou a respeito dos recursos da ordem de R$ 143 bilhões disponibilizados para o setor com concatenação do governo federal, e sobre o programa Parada, destinado a reduzir a violência no transito. O programa Parada foi a única iniciativa do governo federal voltada para a Década Mundial de Segurança Viária 2011/2020, convocada pela ONU com o objetivo de obter redução de 50% dos mortos no transito; nos três anos da campanha global, em vez de redução, houve aumento em mais de 5% os mortos no trânsito no Brasil.

Em 18 de março, Nazareno participou do ato de transmissão do cargo de ministro das Cidades na sede daquele ministério Na ocasião, Aguinaldo Ribeiro fez um balanço de sua gestão de dois anos à frente do ministério, assinalando, quanto à mobilidade urbana, que estão sendo destinados para o setor R$ 143 bilhões concatenados pelo governo federal, incluindo recursos do Orçamento Geral da União (OGU), linhas de crédito de bancos públicos com juros subsidiados e contrapartidas de órgãos públicos estaduais e locais e de agentes privados. No final, o ex-ministro elogiou o trabalho dos conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.


Boletim Informativo Movimentando - MDT

83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários de Transportes, em Curitiba teve a participação do MDT

Sessões sobre a questão tarifária e a respeito da qualificação dos sistemas de ônibus foram pontos de realce da 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, segundo avaliação do coordenador do MDT, Nazareno Affonso. O encontro foi realizado nos dias 27 e 28 de março de 2014 no Instituto de Engenharia dos Paraná, em Curitiba. Na sessão final da reunião, o dirigente do MDT apresentou um informe a respeito da 40ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, realizada na mesma semana (essas informações estão detalhadas em outra matéria desta edição de Movimentando).

Questão tarifária. Na tarde do primeiro dia dos trabalhos, foram apresentados os primeiros resultados do Grupo de Trabalho sobre Tarifas, constituído pela ANTP e que teve sua primeira reunião em 28 de fevereiro de 2014, com 25 participantes. Por ora, foram definidos dois tipos de abordagem. A abordagem de natureza técnica foi apresentada no encontro pelo consultor Antônio Luiz Mourão Santana. A outra, de natureza política, está consubstanciada em um texto assinado pelo também consultor Frederico Bussinger, intitulado Transporte público numa sinuca de bico; o autor não pôde comparecer à reunião. As atividade do Grupo de Trabalho sobre Tarifas prosseguem.

Na mesma sessão, Marcos Bicalho dos Santos, diretor da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), que integra o Secretariado do MDT, informou que a entidade deverá concluir em junho próximo um estudo técnico contendo uma proposta empresarial a ser colocada em discussão com representantes dos três níveis de governo. Segundo o dirigente, a proposta objetiva, principalmente, a “atualidade do método de cálculo dos custos setoriais, a transparência exigida pela sociedade e a melhoria da qualidade dos serviços de transporte público urbano por ônibus”.

Qualificação e velocidade para os ônibus. O presidente da Comissão de ônibus da ANTP, Cláudio de Senna Frederico fez uma apresentação bem-humorada a respeito de como se pode construir um padrão de qualidade para os sistemas de ônibus. Ele deu à proposta o nome de SOPA – na verdade, uma sigla que traduz a expressão Sistema de ônibus Padrão -, acrescentando o subtítulo Ônibus sem puxadinho. A apresentação aponta os principais elementos de qualificação dos sistemas – rapidez, redução do tempo de espera dos passageiros, conforto no ponto de parada e no veículo, segurança, oferta de informação aos passageiros e preço justo --, mostra como alcançar esses novos patamares e toca na questão central a ser resolvida: a definição de como financiar os sistemas com a qualidade pretendida.

Ganhos de qualidade com as faixas exclusivas em São Paulo. Entre outras informações, o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), Maurício Régio, apresentou aos membros do Fórum Nacional dados sobre a implantação de faixas exclusivas na capital paulista. Informou que em 2013, foram implantados 300 km de faixas exclusivas à direita, num total de 192 trechos, a um custo total de R$ 15 milhões, correspondendo, portanto a R$ 50 mil em média para cada quilômetro. Em termos gerais, as faixas exclusivas propiciaram ganho de 47,2% na média de velocidade dos ônibus, que passou de 14,2 km/h para 20,9 km/h. Aproximadamente três milhões de usuários do transporte coletivo foram beneficiados com economia de tempo nas faixas exclusivas, significando ganho individual de 38 minutos por dia e ganho geral de 1,9 milhões de horas por dia. Houve também recuperação de demanda, pois o sistema ônibus recebeu 20 mil pessoas a mais por dia. Conforme ainda dados mostrados pelo dirigente, 93% dos paulistanos são favoráveis às faixas; entre os usuários frequentes de carro, o apoio também significativo: 86%.

Outros temas. Também foram objeto de debates na 83ª Reunião do Fórum Nacional os seguintes temas: Multimodalidade no transporte em Curitiba, Qualiônibus – Pesquisa de Satisfação na capital paranaense; Panorama da legislação de trânsito no Brasil, Informes da Comissão Técnica de Trânsito da ANTP e Política de Educação e Cidadania no Trânsito. Houve uma sessão sobre transporte sobre trilhos, com apresentação do projeto do metrô de Curitiba e uma conferência do secretário nacional de Transporte e de Mobilidade Urbana, Julio Eduardo dos Santos sobre os investimentos em sistemas estruturais com recursos dos PACs e do Pacto da Mobilidade. Também houve exposições sobre referenciais normativos dos táxis, guardas municipais, Prêmio ANTP de Qualidade e relatos sobre os trabalhos do Comitê de Assuntos Financeiros da Área de Trânsito (Comfitran), feitos pelo representante do Fórum Nacional nesse órgão, e sobre as atividades da Comissão de Bicicleta da ANTP.

20ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2014

Programe-se para participar da 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da Metroferr 2014 da AEAMESP, membro do secretariado do MDT
Prepare-se par participar da 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da exposição de produtos e serviços Metroferr 2014. 
Os eventos acontecerão de 9 a 12 de setembro de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.