sexta-feira, 4 de março de 2011

Paim quer penas mais duras para motorista que desrespeitar ciclistas


Ao receber dezenas de ciclistas que 
fizeram hoje (3) uma manifestação 
em frente ao Congresso Nacional 
em defesa da bicicleta como 
instrumento
 de lazer e alternativa de mobilidade 
urbana, o senador Paulo Paim 
(PT-RS) 
destacou projeto de sua autoria que 
cria o Estatuto do Motorista, com 
penas mais duras para motoristas 
que cometem infrações de trânsito 
e desrespeitam ciclistas.
Segundo o senador, a proposta é 
aperfeiçoar o CTB. 
“Será um instrumento importante para 
assegurar 
direitos, mas, principalmente, para cobrar 
responsabilidades". "Será um 
regulamento 
importante, a exemplo do que existe para 
o idoso ou para a criança e o adolescente", 
observou Paim.
Cerca de 100 ciclistas foram hoje ao 
Congresso para protestar contra a 
atitude do motorista Ricardo Neis 
que, no último dia 25, avançou com 
o carro contra ciclistas que faziam 
manifestação favorável à difusão 
do uso da bicicleta como meio de 
transporte, em Porto Alegre, 
atropelando 16 deles.
Os ciclistas que estiveram no 
Congreso pertencem ao Movimento 
Bicicletada, que representa ciclistas 
de todo o país e à organização não 
governamental (ONG) Rodas da Paz, 
de Brasília. Na ocasião, foram 
entregues propostas de 
interesse dos ciclistas ao 
senador, que é presidente da 
Comissão de Direitos Humanos 
do Senado.
Para Paim, o que ocorreu na capital 
gaúcha "foi uma tentativa de homicídio" 
e acontecimentos assim vêm contando 
com a aplicação de penas brandas. 
"Os ciclistas devem continuar insistindo 
na defesa do seu direito à segurança, 
pois só por meio da mobilização, se 
consegue aprovar alguma proposta 
no Congresso em benefício da 
sociedade", disse o senador.
Depois da concentração em frente ao 
Congresso, os ciclistas percorreram a 
Esplanada dos Ministérios e fizeram o 
enterro simbólico do Código Penal e 
do Código Trânsito de Brasileiro, que, 
segundo destacou o ciclista Weimar 
Pettengrill, "estão completamente 
desatualizados e complacentes 
com a violência no trânsito".
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

Entrevista com o vice-presidente eleito da UITP América Latina: Jesús Padilla Zenteno



UITP - Quais são as suas expectativas como vice-presidente eleito da UITP?
Jesús Padilla - Eu gostaria que a vice-presidência permitesse a vinculação com os outros atores da América Latina, assim como com a UITP mundial, para que possamos tomar ciência dos melhores esquemas de operação de frota, ferramentas tecnológicas, sistemas de controle que ajudem a operação, esquemas de financiamento, além de saber quais estão sendo os métodos mais convenientes para os casos de êxito sobre modernização de frotas, e ainda, adquirir novos sistemas de prestação de serviços.

UITP -  Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
Jesús Padilla - O transporte público já ocupa a agenda de todos os governos do mundo, e está em alguns casos em primeiro lugar. Com isso podemos ter em mente a importância econômica que se está dando ao tema da mobilidade. O transporte público tem papel fundamental para a qualidade de vida de todas as cidades; determina como nos articulamos, como planejamos e ocupamos o espaço público comum, como gerenciamos o desenvolvimento urbano, como nos relacionamos e convivemos, e por último, determina a sua escolha de mobilidade, transporte público ou privado. Com esta lógica, podemos perceber o custo relacionado com a qualidade de serviços, com o conforto, e com a segurança. Seguramente há muito com que contribuir. 

UITP - Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
Jesús Padilla - Creio que há esforços já avançados a respeito em várias cidades do Brasil, bem como da Colômbia, e agora começam a surgir outras cidades, no Panamá, na Guatemala e no Equador, para citar alguns. A UITP deve se empenhar em multiplicar sua presença e ações em todos os países, pois ela é um articulador de esforços e disseminador de conhecimento, com uma bagagem que vem de muitos anos, e desde 2002, na América Latina. Isso nos permite coletar informações preciosas e experiências importantes do assunto.

UITP - Nos seus 125 anos, a UITP vem sendo o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acha que a América Latina pode fortalecer sua posição dentro da entidade? 
Jesús Padilla - Acredito que a América Latina tenha se tornado uma referencia em mudanças, pois há diversas modalidades de operação e de oferta de serviços e, além disso, precisamos reconhecer que a América Latina por sua densidade e crescimento populacional se tornou mais dinâmica com o tema. Nosso continente tem que ser mais criativo na solução de problemas, já que ele não conta com os recursos que se tem em outros continentes e em países mais desenvolvidos. Uma das referências é o sistema de BRT, que se tem mostrado vantajoso, com esquemas de licitações integrais, onde se incorpora praticamente todos os prestadores de serviço em uma grande empresa operadora formando importantes consórcios operacionais e agrupando precisamente todos os elementos necessários para prestar um serviço de qualidade.
Todas estas experiência começaram a ser observadas por diversos países do mundo e já estamos percebendo qual é o seu alcance, onde estão os riscos, qual é seu ponto forte, e qual é seu ponto fraco. Um exemplo disso é o caso do Transantiago. Com ele, observamos diversas cidades que começam a tomá-lo como espelho, fazendo os devidos ajustes para sua realidade e demanda.

UITP -  Uma declaração final...
Jesús Padilla - Acredito que quando se abrem os olhos e se vê que existem associações e orgãos tão importantes como a UITP, e com tanta história, com tanto desenvolvimento de conhecimento em um tema tão importante para todos, é uma grande oportunidade. O mínimo que podemos fazer é nos vincularmos, nos aproximarmos e participar das atividades que estão acontecendo, sendo assim, um ator ativo é sempre um colaborador. Eu não quero ser um vice-presidente apenas de caráter corporativo, A CISA quer ser um ator vivo que esta sempre a par das iniciativas, dos esforços em que a UITP América Latina está engajada, assim como em todo o mundo. Esperamos ainda contribuir com um pouco de conhecimento e riqueza das atividades que estão acontecendo no México.

Conheça mais sobre... Jesús Padilla
Jesús Padilla Zenteno nasceu na Cidade do México em 18 de Janeiro de 1962.
Estudou licenciatura em informática no Instituto Politécnico Nacional (IPN).
Tem mais de 30 anos de experiência em serviços de transporte público, pois é integrante de uma das principais associações de transporte da cidade do México (Ruta 2) além de conhecer todas as faces da atividade, já que foi desde condutor de sua unidade até líder de grêmio.
Atualmente é representante desta organização, que implica ser o porta-voz de mais de 2 mil e 400 concessionários que operam em 19 ramais pela cidade do México, Distrito Federal, além de estar em contato com as potenciais empresas do sistema que melhoraram sua gestão de negócios.
Atualmente é presidente do conselho de administração e diretor geral da empresaCorredor Insurgentes S.A. de C.V., pioneira na modernização do transporte público de passageiros no México.
Também participou diversas vezes como conferências em vários eventos do tema, tanto nacionais como internacionais, dos quais podemos destacar:
  • Congresso internacional de transporte sustentável promovido pelo Centro de Transporte Sustentável do México.
  • Experiências e aprendizagem com o financiamento de transporte massivo no México.
  • Fóruns internacionais sobre mobilidade sustentável.
  • Expo-convenção nacional de transporte urbano e suburbano de passageiros.
  • Seminários e Congressos da UITP.
Ainda, é presidente da Asociación Mexicana de Transporte y Movilidad (AMTM AC), organização que promove ações que contribuem para a melhoria do setor tanto para os cidadãos, para a infraestrutura e a mobilidade sustentável, além de gerar estudos, divulgar conhecimento especializado e melhores práticas nacionais.
Entre seus objetivos estão participar ativamente da UITP compartilhando suas experiências com os operadores de ônibus e autoridades de outros países, assim como colaborar ativamente por uma consolidação do transporte sustentável nos países da América Latina onde a sociedade espera por uma melhor qualidade de vida.



Jesús Padilla Zenteno estará no 59º Congresso Mundial da UITP:

http://www.uitpdubai2011.org/