segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Projetos de Mobilidade Urbana para a Copa

Para a próxima Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil,em 2014 as cidades que serão sedes dos jogos iniciaram uma corrida pelos preparativos para esta grande  festa esportiva. Doze cidades foram escolhidas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, Brasília, Cuiabá e Manaus.


E cada cidade já vem trabalhando para garantir a mobilidade urbana, uma das exigências dos organizadores do evento.

Abaixo segue o que cada cidade vem preparando para solucionar problemas de circulação, adotando a modalidade de transporte urbano de acordo com a decisão de sua equipe de planejamento, seja de âmbito do governo estadual ou municipal. De doze cidades, nove preverem a modalidade Bus Rapid Transit - BRT como transporte urbano.


RIO DE JANEIRO

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit - BRT


A capital carioca terá quatro trajetos de Bus Rapid Transit – BRT, com previsão de atender 1,2 milhão de passageiros por dia. 1) TRANSOLÍMPICA, com uma extensão de 26km ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando por mais seis bairros; 2) TRANSCARIOCA, que ligará o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim até a Barra da Tijuca, percorrendo 41km; 3) TRANSOESTE, com 56km e 53 estações, ligando os bairros do Jardim Oceânico a Campo Grande; e 4) TRANSBRASIL, ligando o Centro à Baixada Fluminense, passando pela Avenida Brasil.



SÃO PAULO


Modalidade Escolhida: Monotrilho


A construção do Monotrilho paulista ligará linhas de Metrô e Trem ao Aeroporto de Congonhas e ao Estádio do Morumbi. A resistência de moradores e à exclusão da arena no projeto da Copa pode inviabilizar as obras na região do Morumbi. Ainda indefinido.



BELO HORIZONTE


Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT


Belo Horizonte construirá seis linhas de BRT, orçadas em R$ 1,27 bilhão. Somados a estes investimentos, há previsão de mais R$ 240 milhões em obras viárias e na ampliação da Central de Controle de Tráfego.



CURITIBA

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT

Além do corredor que interligará a capital à região metropolitana, haverá o corredor expresso, unindo o Aeroporto Afonso Pena ao terminal rodoferroviário. Uma parte dos recursos financiará a construção de uma linha de BRT, terminais, sistemas de monitoramento e obras viárias. Curitiba foi a primeira cidade brasileira a implantar o BRT, hoje servindo de modelo para as grandes cidades mundiais.



PORTO ALEGRE

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT


Três corredores exclusivos de ônibus serão construídos, duas linhas de BRT e melhorias no sistema de monitoramento de tráfego. Ampliação do Metrô, a nova ponte do Guaíba e o Aeromóvel, obras pleiteadas pela prefeitura, não foram contempladas no PAC da Copa.


FORTALEZA

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT e Veículo Leve sobre Trilhos – VLT

Implantação do VLT Parangaba-Mucuripe, de BRT nas avenidas Dedé Brasil, Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Paulino Rocha, além da construção do corredor expresso Norte-Sul e das estações de metrô Padre Cícero e Montese.


SALVADOR

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit


Financiamento de R$ 541,8 milhões para o BRT que conectará o Aeroporto Internacional de Salvador à zona norte da cidade. Ainda novidade na cidade é o Metrô, obra que durou 10 anos para a sua construção e que foi recentemente inaugurado. Dos 41km previsto, apenas 6km foram construídos. O trajeto atual liga os bairros Lapa e Rótula do Abacaxi e custou R$ 1,06 bilhão. Estima-se que o bilhete do metrô soteropolitano custe entre R$ 10 a R$ 15, um preço que cobriria os altos custos de operação.



NATAL

Modalidade Escolhida: Melhorias Viárias.

São 16 projetos viários que permitirão as ligações entre o novo aeroporto e o setor hoteleiro à Arena das Dunas, que receberá jogos da Copa. Duplicação da Avenida Mor Gouveia, ligação da Via Costeira com a Avenida Engenheiro Roberto Freire, construção de elevados, entre outros complexos viários.


RECIFE


Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit

Serão cinco intervenções viárias e dois corredores expressos, o Caxangá e o Via Mangue, além dos BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste. Cerca de R$ 15 milhões serão aplicados no terminal Cosme Damião.


BRASÍLIA


Modalidade Escolhida: Veículo Leve sobre Trilhos – VLT


Orçado em R$ 1,5 bilhão, o projeto do VLT de Brasília prevê a construção de 25 estações. O trajeto de 22 km ligará o Aeroporto Juscelino Kubitschek à Asa Norte, no final da W3 Norte. A expectativa é que o VLT transporte de 180 a 200 mil passageiros por dia.


CUIABÁ

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit

Construção de duas linhas de BRT e duplicação da rodovia Mario Andreazza que dá acesso ao estádio Verdão, a ser usado na Copa. Serão ainda reformados pequenos pontos de acesso público, como terminais e passarelas.



MANAUS

Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT e Monotrilho


Um corredor de 17km, ligando a zona Norte ao Centro da capital manauara (Zona Sul), será preparado pela Prefeitura para receber a implantação do BRT. R$ 230 milhões serão aplicados na construção do corredor, que ligará a zona mais populosa da cidade ao Centro Histórico, passando por vários bairros da Zona Leste. Por parte do Governo Estadual, a proposta escolhida foi o Monotrilho, também ligando a Zona Norte ao Centro Histórico, sendo que esta modalidade passa pela Zona Oeste da Cidade e pela Arena da Amazônia, local onde serão realizados os jogos da Copa. O monotrilho terá 21 km com custo de R$ 1, 3 bilhão, com financiamento de R$ 600 milhões do FGTS. A Controladoria Geral da União – CGU apontou irregularidades no projeto básico do Monotrilho, concluindo que a construção tem custo maior do que o previsto e a tarifa é maior que a estimada pelo governo estadual.

FONTE: SINAENCO

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT