quinta-feira, 12 de junho de 2014

Um Nazareno no(a) Cidade Expressa




Por Mário Tourinho / Administrador


            O Jornal da Paraíba, juntamente com outras instituições campinenses e principalmente com a STTP e o SITRANS, tiveram a feliz iniciativa de realização anual do Seminário Cidade Expressa, cujo objetivo é o debate sobre a questão da mobilidade urbana para, obviamente, oferecer sugestões de como Campina Grande propiciar melhores condições para os deslocamentos das pessoas, sejam através de veículos automotores, sejam de bicicletas ou como pedestres.
          Na sexta-feira 6 de junho ocorreu a 2ª edição desse evento que é competentemente coordenado pelo administrador Anchieta Bernardino (diretor institucional do SITRANS) e que teve por local (como já ocorrera em 2013) o auditório/teatro da FACISA.
          Neste Seminário Cidade Expressa 2014 foram vários os bons palestrantes que discorreram sobre o tema, entre eles o deputado/consultor de transportes Carlos Batinga. Porém, não só por sua reconhecida capacidade de urbanista e como presidente do Instituto RUAVIDA, chamou muito a atenção a palestra do também arquiteto Nazareno Stanislau: pareceu trazer a palavra do (outro) Nazareno, Jesus, apontando que precisamos todos mais refletir e contribuir para a construção de cidades com qualidade de vida e que qualidade de vida impõe priorização do transporte coletivo e principalmente de espaços seguros para  os pedestres.
          Nesse evento também houve a apresentação da cordelista Mariana Teles, focando exatamente o “Seminário Cidade Expressa – A Mobilidade que queremos”. Do respectivo cordel reproduzimos aqui, a seguir, alguns trechos que bem caracterizam as preocupações e objetivos dos realizadores desse evento. Ei-los:
          - “O planejamento urbano/ Precisa ser melhorado/ O debate necessita/ De ser descentralizado/ Ouvindo a população/ E cumprindo a legislação/ Do município e do estado.”
          - “Pra planejar o futuro/ O debate é no presente/ E um plano municipal/ De mobilidade urgente/ É o nosso primeiro passo/ Sem planejar o espaço/ Não há cidade que agüente.”
          -  “Propomos com o seminário/ Discutir com qualidade/ Unir todos os setores/ Governo e comunidade/ Campina é desenvolvida/ Mas, qualidade de vida/Só tem com mobilidade”.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Publicado no Jornal da Paraíba do sábado 07/06/2014.
Republicado por incorreção.