quinta-feira, 15 de julho de 2010

Reserve sua agenda para a 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Em 14 de setembro próximo, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, entidade que faz parte do Secretariado do MDT,  completará 20 anos de atividades. Ao longo de sua trajetória, a AEAMESP  tem empunhado a bandeira da expansão e do desenvolvimento do setor metroferroviári  e a questão do desenvolvimento urbano integrando as políticas de transporte e de uso e ocupação do solo.

A 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que a AEAMESP promoverá em setembro, será desenvolvida em torno de três eixos bem delimitados. O primeiro deles denominamos de “trilhonegócio”, diz respeito ao envolvimento de todos os segmentos que atuam no transporte, sobre trilhos, de pessoas e de mercadorias em nosso País para fortalecer o setor e mantê-lo permanentemente e economicamente ativo, como qualquer outro da economia e não mais vivendo de altos e baixos. O objetivo final é equilibrar, ainda mais, a matriz de transporte, com maior força para os trilhos, tanto na escala urbana e metropolitana, quanto na regional e nacional.


O segundo e o terceiro eixos são de certa forma, mais familiares àqueles que acompanham o trabalho da AEAMESP. Vai se discutir a questão da tecnologia, envolvendo os diferentes aspectos de sua aplicação: nas obras civis, nos sistemas, equipamentos e instalações – as estações e suas novíssimas tecnologias voltadas para a eficiência energética, economia e a segurança – a modernização dos trens, os avanços quanto aos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle, e as características dos diferentes modos de transporte considerados neste recente surto de crescimento, em que se discute também a adoção de VLTs, monotrilhos e o Trem de Alta Velocidade (TAV), além da expansão da malha ferroviária de carga e sua logística.

José Geraldo Baião, Presidente e Coordenador Geral  do evento também salienta que a discussão versará sobre as políticas públicas e a integração entre elas dentro do município, nas Regiões Metropolitanas e nos Estados, bem como o papel que cabe a cada esfera governamental, em termos de participação e de financiamento dos investimentos públicos em transporte.

\
José Geraldo Baião

A AEAMESP buscará fazer com que a sua 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a exposição Metroferr 2010 – que se realizarão de 13 a 16 de setembro de 2010 no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo – sirvam mais uma vez como espaço de intercâmbio de ideias e fórum para o debate das questões tecnológicas, políticas e institucionais que envolvem o setor.


Reserve este período em sua agenda.
Valerá a pena participar.

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT