quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pesquisa mostra cidades com menor emissão de dióxido de carbono

Em um momento em que as crises ambientais começam a repercutir mais na vida das pessoas, várias cidades assumem políticas públicas de mudança, mostrando que é possível mudar a maneira de administrar as cidades. E, apesar das mudanças individuais serem importantes, a mudança dos sistemas urbanos facilita novos modelos e faz com que pessoas que ainda não se importavam comecem a fazer parte do processo, principalmente na questão dos deslocamentos diários com o uso de transporte público e não motorizado.




Uma pesquisa feita pelo Instituto Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento calculou a emissão de CO2 das cidades, listando os locais mais sustentáveis. Dados mostrados pelo estudo dizem que a maioria das cidades europeias apresentem menos da metade da emissão por pessoa que a maioria das cidades da América do Norte onde o transporte individual predomina.



Confira a lista das cidades com as menores emissões de CO2:



1. Honolulu, EUA

Localizada no Havaí, a cidade apresenta a menor emissão de CO2 do mundo, segundo a pesquisa. Outras pesquisas indicam que as cidades metropolitanas mais afastadas, mesmo que com um consumo menor de energia, emitem mais CO2 que as cidades mais populosas e concentradas, mesmo quando apresentam um consumo de energia maior. E é esse o caso de Honolulu, sendo uma das principais causas de ocupar o primeiro lugar da lista.



2. Los Angeles, EUA

O clima moderado, fazendo com que o uso de aquecedores ou aparelhos de ar condicionado seja baixo, é apontado pela pesquisa pela causa dos baixos níveis de emissão de CO2.



3. Dhaka, Bangladesh

Infelizmente, nesse caso a pesquisa indica que os baixos níveis de emissão se devem à pobreza da população, fazendo com que o nível de industrialização e consumo sejam baixos. A intenção do governo é fazer um crescimento mantendo os índices de emissão mais baixos possível.



4. Chicago, EUA

Mudanças da administração da cidade foram capazes de mudar a política pública da cidade, tornando mais sustentável nos últimos anos. Uma das mudanças, por exemplo, foi o uso de cestos de separação de lixo e a reciclagem.



5. Boise, EUA

As principais ações da cidade é o uso de energia hidroelétrica de baixo impacto (quando não danifica profundamente o meio ambiente onde a usina foi instalada) e o uso de combustíveis alternativos no transporte público (como híbridos, biodiesel e etanol).



6. Moreland City, Austrália

Para diminuir a emissão de CO2, a cidade parou de produzir energia termoelétrica e utilizar fontes alternativas de energia limpa.



7. Melbourne, Australia

A cidade é destacada pelas inciativas de proteção do meio ambiente e de responsabilidade social.



8. Calgary, Canadá

A mudança incentivada em Calgary conta com a participação da própria comunidade, que desenvolve estratégias próprias para a redução da emissão de gases do efeito estufa.



9. Freiburg, Alemanha

Para se tornar mais sustentável, essa cidade adotou o uso de energia solar, entre outras fontes renováveis e o uso da bicicleta e transporte público nos deslocamentos.



10. Songdo, Coreia do Sul

As iniciativas sustentáveis da administração pública são o parque central da cidade, irrigado com água do mar, uma linha de metrô, faixas para bicicletas e um projeto de coleta de pneus.



Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazareno Affonso