sexta-feira, 5 de agosto de 2011

NTU participa de workshop para discutir desafios da mobilidade urbana

A NTU, Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos, vai abordar os desafios da mobilidade urbana durante Workshop Internacional, promovido pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA). O evento acontece hoje, 5 de agosto, no auditório da OAB, e contará com a presença do diretor Administrativo e Institucional da entidade, Marcos Bicalho.




A NTU levará para o debate os impactos na melhoria da qualidade de vida da população a partir de projetos de mobilidade urbana, traçando um paralelo com experiências internacionais na área.



“O transporte urbano de passageiros sobre pneus está pronto e preparado para enfrentar os grandes desafios da mobilidade urbana que o país viverá nos anos que antecedem a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirma o executivo.



Principal defensora da adoção dos BRTs (sigla em inglês de Bus Rapid Transit) como a solução mais eficaz para o transporte de passageiros nas grandes cidades, a NTU acredita que o modal por suas características - como redução do número de carros nas ruas, vias segregadas que impedem o contato com outros veículos e excelência em acessibilidade por meio de amplas rampas de acesso às estações - é o meio mais adequado e seguro.



O workshop contará com alguns dos maiores especialistas da área de mobilidade urbana, como o diretor-geral da Transmilênio, Fernando Paez, que vai falar sobre a modernização do sistema de transporte na Colômbia. Além dele, estarão entre os palestrantes convidados a chefe da divisão latino-americana da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), Eleonora Pazos e a representante da Associação Brasileira de Transporte Publico (ANTP), Valeska Perez.



Agenda



Workshop Internacional para discutir mobilidade urbana e cidadania em Salvador

Data: 05 de agosto

Horário: 09:00 às 12:00

Endereço: Auditório OAB – Rua Portão da Piedade, nº 16 (antiga Praça Teixeira de Freitas) - Barris – Salvador – BA



Bus Rapid Transit (BRT)



O BRT é um sistema de transporte utilizado em mais de 80 cidades no mundo, no qual os ônibus equipados circulam em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, embarque em nível, veículo articulado e múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, rampas de acesso ás plataformas de embarque garantindo acessibilidade universal, bons espaços nas estações e equipamentos de informações aos usuários.



A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) representa as empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e as entidades nacionais do setor; promove a integração e a troca de experiência entre as empresas, sindicatos, associações e federações, buscando a unidade e o fortalecimento do setor; desenvolve estudos técnicos e propõe medidas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros; e preserva e divulga a história do setor. www.ntu.org.br.