quinta-feira, 17 de junho de 2010

ENTREVISTA

DILSON PEIXOTO
Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos
de Transporte Urbano e Trânsito e Diretor Presidente da Grande Recife - Consórcio de Transporte



1. Como você avalia o papel do Fórum de Secretários?
Dilson: O Fórum cumpre um papel fundamental na articulação entre os gestores de transporte público e trânsito, não apenas do ponto de vista do intercâmbio de problemas e soluções, mas fundamentalmente, quando unifica posicionamentos técnicos/políticos e a partir, abre espaço junto a outras esferas governamentais, onde as reivindicações são encaminhadas.


2. Em que áreas da mobilidade houve avanços em sua gestão do Fórum de Secretários?
Dilson: Considero alguns temas, como frutos das discussões no Fórum, entre os quais, destaco: o CTB, o projeto de lei da mobilidade urbana, a revisão do CTB e  o projeto de lei de desoneração das tarifas de transporte.

3. Quais as expectativas atuais com relação à mobilidade urbana?
Dilson: O Brasil vive um momento especial, de um lado a economia dá sinais expressivos de que estamos vivendo um ciclo virtuoso de crescimento sustentável (o que é excepcional) e de outro, a ausência de uma política claramente definida quanto à mobilidade urbana, gera inquietação e receio de que as grandes cidades e conglomerados urbanos vivam situações de colapso (o que seria catastrófico). Desta dicotomia, necessariamente há que se buscar saídas e estas existem, são de perfeito domínio dos que fazem o Fórum. Portanto, vejo com um certo otimismo a possibilidade de melhorarmos muito a mobilidade urbana, sobretudo nos grandes centros urbanos do país, inclusive por conta de grandes eventos desportivos, como a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016.


4. Como você avalia o papel do MDT?
Dilson: Não vejo saída para questões que envolven políticas públicas como; saúde, educação, meio ambiente, mobilidade, controle urbano, entre outras, sem que o conjunto dos atores sociais estejam envolvidos, discutindo alternativas, assumindo pactos. Iniciativas como o MDT, são fundamentais na construção deste 'grande pacto' tão necessário, em busca de uma política nacional de mobilidade urbana sustentável.


Algum recado a mais? 
Dilson: Este ano (2010), é um ano especial: vamos eleger o(a)  Presidente(a) da República, todos os Governadores, 2/3 do  Senado Federal e todos(as) os(as) Deputados(as) Federais e  Estaduais. Portanto, o país passa, necessariamente por um processo de revisão, rediscussão em todos os sentidos. É um momento privilegiado para que nossas propostas sejam encaminhadas publicamente.
O Fórum, se reunirá extraordinariamente em agosto próximo, em Brasília, onde iremos deliberar sobre uma Plataforma da Mobilidade Urbana, a ser apresentada aos candidato(as) em todos os níveis. Entendo que este será mais um marco na história do nosso Fórum, que está completando 20 anos de existência.