terça-feira, 29 de abril de 2014

Brasileiros aprovam subsídios para transportes


Definitivamente os serviços públicos e os serviços privados não estão satisfazendo os brasileiros.
De acordo com pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira, dia 24 de abril de 2014, apenas 39,5% dos brasileiros aprovam os serviços públicos. A aprovação dos serviços privados não é muito maior: 51%.
A pesquisa foi realizada pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão, do Grupo de Mídia Padrão, e pelo Instituto Data Popular e ouviu ao longo do mês de março 3 mil pessoas de várias classes sociais em 53 cidades de todas as regiões do país.
Os serviços de transportes coletivos foram mal avaliados, com apenas 38,7% de aprovação, o que revela, segundo Roberto Meier, especialista internacional de Relações de Consumo, e um dos organizadores da pesquisa, a necessidade de mais investimentos e prioridade para a mobilidade urbana.
No entanto, a pesquisa mostra um dado interessante: a percepção do brasileiro em relação ao financiamento do transporte.
De acordo com os dados, 56% acham que o transporte deve ser gratuito, número bem inferior, por exemplo aos 91% que defendem gratuidade nos atendimentos em hospitais, na educação básica (ensino básico e fundamental) e nas creches. A pesquisa mostra ainda que 84% defendem que os remédios sejam gratuitos.
Para os três mil entrevistados, 32% acham que o estado deve bancar metade dos custos dos transportes, isso pode ser em forma de subsídios diretos, isenções fiscais ou outro tipo de participação do poder público.
Já 10% acreditam que a população deveria bancar tudo.
A percepção dos brasileiros mostra o que o setor de transportes vem defendendo há vários anos. Se houver incentivos para um serviço que beneficia a sociedade como um todo, as passagens poderiam ser mais baixas e a qualidade superior.
Isso corrigiria a distorção atual pela qual todo o custo da tarifa recai sobre o passageiro pagante, que hoje, inclusive, banca as gratuidades.Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Analise de quais seriam os impactos em uma vítima atropelada em diferentes situações



Reduzir a velocidade dos automóveis em grandes cidades pode ser uma alternativa eficiente para diminuir a quantidade de acidentes fatais no trânsito. Esta é a proposta do site dinamarquês Copenhagenize, que coloca a velocidade de 30 km/h como a ideal.

A página europeia é especializada em pensar soluções para tornar as cidades mais amigas dos pedestres e dos ciclistas. Tornar as vias mais seguras é uma das principais maneiras de incentivar o uso de meios de transporte alternativos e, consequentemente, menos poluentes. O problema é que a maior parte das cidades em todo o mundo tem suas avenidas e estradas pensadas somente para transportarem os motoristas com a maior agilidade possível.

Atualmente um dos principais métodos aplicados na engenharia de trânsito é conhecido como “O percentual 85”. Isso significa que os limites de velocidade das vias são estabelecidos de acordo com a média de velocidade de 85% dos veículos que trafegam por ela. Esse parâmetro considera apenas o desempenho dos motorizados e descarta totalmente a influência ou segurança dos mais vulneráveis no trânsito, que são ciclistas e pedestres. Além disso, ele pressupõe que os motoristas são prudentes em termos de velocidade, uma generalização que nem sempre é verdade.

Um estudo feito em 1964 por David Solomon ainda é usado como base para defender o aumento da velocidade em grandes vias. A publicação diz que a cada 5 km/h reduzido, os motoristas têm mais chance de sofrerem acidentes. O modelo, porém, é considerado arcaico pela equipe do site dinamarquês. Diante disso, o Copenhagenize analisou quais seriam os impactos em uma vítima atropelada em diferentes situações.