terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Problema Urbano: cada vez mais carros nas ruas.


arte: Nazareno Affonso
O que significa para uma sociedade um aumento de 146% nas vendas de veículos automotores em apenas um mês?

Para muitos não significa simplesmente nada, uma vez que a grande maioria da população brasileira não tem poder aquisitivo para investir num carro. Muitos que investem num automóvel não conseguem efetivamente utilizá-lo e assim grande parte dos brasileiros continuará preso ao  transporte coletivo. Transporte coletivo que precisa ser bastante melhorado.

A falta de espaço nas vias  públicas do país para o transporte público significa o mais latente sinal de atraso no que diz respeito a políticas públicas de mobilidade urbana. Mostra que temos dificuldade de discutir de forma clara e objetiva o assunto e que estamos desinformados do que acontece no mundo. Muitos continuam achando que ter um carro é o máximo. Se ele será capaz de te levar a algum lugar, isso é outra história.

Quanto maior o número de carros, maiores as chances de um acidente, já que o espaço disponível para circulação de veículos permanece o mesmo. Quanto maior o número de acidentes, maior o número de vítimas, óbvio. Quanto mais vítimas, mais dinheiro público é gasto no atendimento e tratamento dos envolvidos. Entretanto, acidentes de trânsito não são meras fatalidades, e sim, a somatória do despreparo e da imprudência dos motoristas, multiplicados pela impunidade e desrespeito à vida.

Enfim, não temos motivo porque comemorar o crescimento das vendas de veículos automotores, muito pelo contrário,. Assim como crescem as vendas, também irão crescer as estatísticas de acidentes, de mortes e consequentemente, de impunidade sem contar a poluição ambiental que trataremos em outra postagem.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT