sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Brasil é um dos piores em segurança no trânsito

País registra 18,9 mortes por 100 mil/hab no trânsito e fica entre os piores em segurança veicular, aponta OMS

Quando o assunto é segurança veicular, os brasileiros deixam a desejar. De acordo com levantamento feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde), 178 países - dentre eles o Brasil - possuem índices de mortalidade no transito acima do que é considerado razoável.

Acidente_Portal liberal.com.br
Segurança veicular diz respeito às condições de segurança do carro, moto, caminhão, etc.
Arquivo / O Liberal














Anualmente cerca de 1,3 milhões de pessoas morre no mundo devido a acidentes de trânsito. Dados do Ministério da Saúde apontam 18,9 fatalidades no Brasil por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, têm cinco mortes por 100 mil habitantes.

Para a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor ProTeste, Maria Inês Dolci, a maioria dos acidentes poderiam ser evitados se houvesse maior atenção à segurança veicular. "Muitas pessoas optam por um carro com design arrojado ou um modelo mais básico e só depois vão pensar na segurança, se tem um freio bom ou airbag. Muitos colocam esses itens como 'ultima necessidade' e se expõem a riscos desnecessários", diz.


Para conscientizar a população sobre a segurança veicular, a entidade lançou a Cartilha do Condutor, com informações sobre legislação, equipamentos e ações politico-institucionais. O material ainda expõe uma situação frágil no país: itens de segurança sendo vendidos como opcionais pelas montadoras.

"Os carros brasileiros possuem o mesmo nível de segurança que um carro europeu fabricado há 20 anos. No exterior, por exemplo, o carro sai com airbag de fábrica e aqui ainda é um opcional. A consciência lá é muito maior. Veículos que não têm determinados itens, não tem consumidor; no Brasil acontece o contrário", enfatiza.

CARGA TRIBUTÁRIA.

A cartilha ainda expõe a carga tributária que deve ser paga pelos consumidores - que representa cerca de 30% do valor final do veículo - e que, muitas vezes, não é revertida da forma esperada como melhorias nas estradas e sinalizações, outro ponto citado como facilitador de acidentes. O material pode ser baixado no site www.proteste.org.br.

A cartilha também traz dicas importantes sobre cuidados na hora da compra de carros usados e de carros especiais para portadores de deficiência, na hora de contratar apólice de seguro, quando fazer a manutenção, como proceder num recall e qual a maneira mais segura de transportar as crianças e o mascote da família. Trata sobre o grau das infrações cometidas no trânsito, enumera situações que acarretam reboque do carro e como recorrer a uma multa de trânsito.

Teste de colisão

Teste realizado pela Latin NCAP (acrônimo em inglês para Programa de Avaliação de Carros Novos, desenvolvido em sua versão para a América Latina por uma ONG) apontam que os veículos fabricados na América Latina possuem condições de segurança inferior aos fabricados nos EUA e Europa (mesmo os carros de marcas iguais). Os vídeos do teste e ranking das marcas podem ser vistos no site www.proteste.org.br/carros/nc/especial/crash-test.

O Liberal

5ª Conferência Nacional das Cidades!


A 5ª Conferência Nacional das Cidades tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento, Planejamento Urbano.

A Conferência consolida um processo que se iniciou na constituição de 1988 com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das Cidades no Brasil. Após a constituição do Ministério das Cidades e a criação do Conselho Nacional das Cidades inicia-se a construção de políticas e programas que integrados buscam a justiça social e a democratização do Estado através do controle social, nas intervenções em conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia digna para população de baixa renda, assim como a implementação da função social da propriedade e da cidade.

O período de realização da Conferência é de 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília-DF, de acordo com a Resolução nº 14, de 06 de junho de 2012.



A Etapa Municipal acontecerá de 1º de março a 1º de junho de 2013 e a Etapa Estadual de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. Essas etapas propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e nos dão oportunidade de conhecer as realidades locais.

A evolução do processo de gestão participativa de políticas públicas, como os conselhos e conferências, consagra a participação popular como forma efetiva de fortalecer a democracia!