A mobilidade urbana foi um dos principais temas debatidos na tarde desta quinta-feira, dia 25 de abril, no 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Mobilidade dentro de uma cidade é um dos maiores indicadores de qualidade de vida. Ir de um lugar para outro com rapidez e segurança é uma necessidade para a maioria das pessoas. O uso do transporte público tornou-se essencial pois grande parte dos problemas de poluição atmosférica e poluição sonora nas cidades é advinda do excesso de veículos nas ruas, o que pode ser minimizado com uma rede eficiente de transporte coletivo.
Os corredores de ônibus ganharam destaque por serem espaços de fácil implantação e que podem atender a uma grande demanda de pessoas com baixos custos.
Com os corredores, a velocidade dos veículos de transportes coletivos se torna maior, o ônibus pode ter mais equipamentos e oferecer mais conforto, e o custo de operação acaba sendo reduzido em comparação com as situações nas quais os ônibus ficam parados no congestionamento. Com isso, quem usa carro pode se sentir atraído a se deslocar com o transporte público, o que é uma ação em prol da sustentabilidade.
Além da prioridade ao transporte público, os custos para o bolso do passageiro foram discutidos.O novo presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, José Fortunati, que fica no comando da associação no biênio 2013/2014, disse que é hora das diversas instâncias governamentais se unirem, com desonerações e investimentos, para que as passagens de ônibus, trem e metrô sejam acessíveis a todos.
Forturnati no seu discurso de posse, na presença do presidente em exercício Temer e do prefeito de SP Hadadd disse que entre as propostas prioritáritárias da FNPde incluir nos itens da Cesta Básica a "redução do preço da passagem dos transportes públicos".
Para isso defende o Projeto do REITUP PLS 310/09 e a criação de um novo tributo ou utilizando a CIDE combustível para subsidiar a tarifa dos Transportes Público. Proposta já defenda publicamente pelo Prefeito Haddad de São Paulo.
Em 2005 foi levada pelo MDT para o Grupo Interfederativo do barateamento das passagens a proposta para Petrobras aumentar 10 centavos no preço da gasolina para reduzir 10% da tarifa em todo país, infelizmente a Petrobras optou por fazer um gigantesco subsídio a gasolina utilizando inclusive os recursos da CIDE combustível que é uma renuncia fiscal da ordem de 3 bilhões de reais anuais.
“Temos, e isso nos deixa muito felizes, uma clara compreensão, por parte da equipe do governo, que passagem de transporte coletivo veio para compor a cesta básica do cidadão brasileiro”. – disse à Agência Brasil.