terça-feira, 21 de agosto de 2012

TRENSURB recebe visita do secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana

Na manhã desta sexta-feira, 17, secretário Julio Eduardo dos Santos conheceu novas estações e tecnologia Aeromovel.

Cumprindo agenda na capital, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Julio Eduardo dos Santos, aceitou convite da direção da Trensurb e visitou a empresa na manhã desta sexta-feira, 17. Acompanhado da diretora do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional, Luiza Gomide Vianna, ele vistoriou a ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, que deve ser entregue à população até o final do mês. Seguiu, então, para a Estação Santo Afonso, primeira da Trensurb em Novo Hamburgo. “É coisa de primeira linha”, afirmou o secretário sobre a expansão da Linha 1. A diretora Luiza Vianna classificou como excelente as instalações da nova estação, além de elogiar e ficar impressionada com o "grande uso do bicicletário do terminal".

Mais tarde, no canteiro de obras junto à Estação Santo Afonso, os representantes do Ministério das Cidades assistiram a uma apresentação sobre a expansão, feita pelo coordenador geral das obras, o engenheiro Lino Fantuzzi. Além da situação dos trabalhos e da estrutura de fiscalização da Trensurb, Fantuzzi falou dos serviços complementares e do que o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da empresa, Ernani Fagundes, chamou de “filosofia do empreendimento”, que engloba diversos benefícios sociais – como o reassentamento de famílias leopoldenses em situação de vulnerabilidade social e a canalização do Arroio Luiz Rau.

O secretário Julio dos Santos e o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, concordaram quando falaram da fundamental importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para iniciativas como a execução da expansão da linha do metrô gaúcho – cujas obras civis iniciaram, justamente, a partir de sua inclusão no PAC, em 2009.

Aeromovel: tecnologia nossa

Após a visita ao canteiro de obras, a comitiva deslocou-se até as oficinas do Grupo Coester, em São Leopoldo. Lá, os presentes conheceram o protótipo do veículo do Aeromovel – tecnologia que interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Salgado Filho –, seus princípios de funcionamento e principais vantagens. Em diálogo com o idealizador do meio de transporte automatizado, Oskar Coester, o secretário Julio dos Santos disse que ele – Coester - estava “ganhando um parceiro” na difusão da tecnologia. Santos visiona a implantação de um grande centro de tecnologia de mobilidade urbana – nos moldes do antigo Centro Técnico Aeroespacial – e uma parceria com universidades públicas a fim de desenvolver o Aeromovel no Brasil. “É disto que nós sentimos mais orgulho do país: ver a tecnologia nossa, ver gente que acredita no desenvolvimento deste país, trabalhando aqui, desenvolvendo tecnologias que nos próximos anos serão utilizadas”, afirmou. Ao fim das atividades relacionadas à Trensurb, o secretário declarou: “Eu saio muito satisfeito daqui. É uma empresa avançada”.

Participaram das atividades de hoje, junto aos representantes do Ministério das Cidades: o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper; o diretor de Operações, Paulo Renato Amaral; o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o diretor de contrato do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho; o diretor-presidente do Grupo Coester, Oskar Coester; gestores e empregados da Trensurb, do Consórcio Nova Via e do Grupo Coester.