sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Depois da quarta edição presencial, MDT inaugurou em 2014 o Curso de Mobilidade e Inclusão Social na modalidade a distância.




No dia 19 de fevereiro de 2014, um grupo de 30 delegados do Plano Plurianual Participativo (PPA) da Prefeitura de Macapá e funcionários da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) participaram, no Museu Sacaca, na capital do Amapá, do 4º Curso de Mobilidade Urbana e Inclusão Social, convocado como parte do 1º Workshop de Mobilidade e Inclusão Social. O curso foi realizado pelo MDT e pela CTMac e teve como objetivo capacitar e formar multiplicadores dentro dos bairros e comunidades da capital e contribuir para que o curso possa ser replicado em todo o país. O curso teve como base didática e de discussão a publicação do MDT intitulada Mobilidade Urbana e Inclusão Social.



A distância.


Em 25 de setembro de 2014, data em que completou 11 anos de atividades, o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) realizou na sede da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), em Brasília, a 1ª Oficina a Distância de Capacitação do MDT: Mobilidade Urbana e Inclusão Social, parceria com a própria NTU, com a Prefeitura de Macapá e com a Empresa Urbi.

As exposições para as sessões da 1ª Oficina a Distância foram gravadas em vídeo durante a realização do curso presencial realizado no mês de fevereiro. A Prefeitura de Macapá, por intermédio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), havia feito a gravação do curso e mais tarde editou as exposições, cedendo o material ao MDT para utilização em novas edições do curso a distância.

Parceria crucial.


“Essa parceria foi crucial para viabilizara filmagem e edição das aulas proferidas em fevereiro pelo coordenador do MDT, Nazareno Affonso, e por Cristina Baddini, presidente da CTMac e responsável pela produção do Blog do MDT e das inserções sobre o Movimento no Facebook”, disse na ocasião o secretário executivo do MDT e coordenador da 1ª Oficina a Distância, Raphael Barros Dorneles, acrescentando que outras parcerias também foram relevantes. Uma delas, com a empresa URBI Mobilidade Urbana, que se responsabilizou pela seleção dos alunos e pela alimentação, e a outra com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), entidade integrante do Secretariado do MDT, que disponibilizou em Brasília o local para a realização das vídeo-aulas, os trabalhos em grupo e outras atividades e inscreveu três funcionários como alunos do curso.