quinta-feira, 28 de julho de 2016

Candidata à prefeitura de SP estuda conceder Passe Livre aos finais de semana



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RENATO LOBO

O clima de disputa nas eleições municipais começa a esquentar, e o tema da mobilidade está presente em quase todas as entrevistas e sabatinas.
O portal Uol, junto com o jornal Folha de São Paulo e o SBT estão promovendo uma série de entrevistas com os candidatos a frente da maior cidade Brasileira, e esta quarta-feira, 27 de Julho de 2016, foi a vez da ex-prefeita Luiza Erundina, do PSOL.
A deputada afirmou que estuda maneiras de oferecer como compromisso de campanha a tarifa zero a todos os usuários aos finais de semana. Ela respondeu à questão, quando perguntada sobre seu antigo projeto de Passe Livre, durante sua gestão à frente da capital paulista, nos anos 90.
A afirmação da deputada pode jogar luz a uma questão bastante debatida nos últimos anos, sobretudo em 2013 quando foram realizados protestos em todo o país, onde entre outras reivindicações, se pedia o passe livre.
A questão é polêmica e divide opiniões. Por um lado especialistas a favor dizem que transporte é um direito social, endossado inclusive por decisão ocorrida em 2015 onde o Senado Federal aprovou a inclusão dos transportes no Sexto Artigo da Constituição, que já prevê como direitos sociais educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
Por outro lado, outra ala de especialistas questiona sobre os custos de se manter o sistema. Há quem diga que a qualidade dos serviços tende a cair sem a cobrança.
Em Junho, o Blog Ponto de Ônibus teve acesso a dados de passageiros/equivalentes do sistema que mostram que, desde a criação das novas gratuidades a partir de 2013, 202 milhões de passagens deixaram de ser pagas em São Paulo. Os números têm como base a demanda de passageiros atendidos pelo sistema municipal de ônibus. (relembre aqui)
Os subsídios ao transporte coletivo na capital paulista devem chegar neste ano a algo em torno de R$ 2 bilhões. 

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano