quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Londres inaugura sistema de aluguel de bicicletas

Londres acaba de dar mais um passo para se tornar a cidade mais verde do mundo até 2012. O prefeito da capital britânica, Boris Johnson, inaugurou um programa de aluguel de bicicletas públicas. Até agora, mais de 11 mil pessoas se registraram para usar as cinco mil bicicletas disponíveis para a população.
O programa é coordenado pela Transport for London (TfL) em parceria com a operadora Serco e conta com mais de 330 estações espalhadas por diversos pontos da cidade. O sistema funcionará 24 horas por dias, todos os dias do ano e tem a pretensão de chegar a seis mil bicicletas e 400 estações até o fim de 2010.

Funcionamento
Assim como projetos semelhantes existentes em cidades como Barcelona, Paris, Rio de Janeiro e João Pessoa, a iniciativa pretende estimular a população a deixar o carro em casa e optar pela bicicleta como meio de transporte.
O processo é simples, barato e qualquer pessoa com mais de 14 anos pode participar. Basta o interessado se cadastrar pelo site, telefone ou nas próprias estações e esperar pela sua chave, que custa £ 3,00. Até agora, mais de 12.450 chaves já foram entregues (já que os membros podem solicitar chaves para pessoas da família) e a pretensão do governo é aumentar ainda mais esse número.
Depois, os membros podem ir a qualquer estação e liberar uma bicicleta. O processo é rápido e oferece algumas vantagens para aqueles que farão uso regular do programa.
Outra opção é o aluguel casual, sem a necessidade de cadastramento. O serviço é o mesmo, com a diferença de que o interessado solicita a liberação da bicicleta nas próprias estações, sem a necessidade de chaves. Essa alternativa é indicada para pessoas que não usam o sistema com frequência, como visitantes.
O tempo de uso é que determinará o valor do aluguel. Períodos inferiores a 30 minutos são gratuitos e a hora custa apenas £ 1,00. Já as pessoas que utilizarem a bicicleta por 24 horas terão que pagar £ 50,00 e os membros cadastrados podem comprar pacotes anuais.
A devolução das bikes pode ser feita em qualquer estação e a manutenção será de responsabilidade da TfL. As bicicletas pesam 23 quilos e têm três marchas. Elas não vêm com travas e são trancadas automaticamente quando colocadas de volta nas estações, encerrando o período de aluguel
Desafio
Segundo informações do jornal BBC, a TfL afirmou que espera enfrentar problemas com o programa no início. “Isso poderá incluir alguns problemas técnicos, e precisamos ainda entender quais os padrões de uso do programa”, disse um porta-voz do órgão.
Eles ainda garantiram que não faltarão bicicletas, mesmo que o número de usuários cadastrados seja maior que o de equipamentos. As únicas críticas até o momento são referentes à falta de travas e ao tamanho da cesta, considerada pequena.
“O programa também precisa ser monitorado de perto para garantir que o custo não evite que londrinos com rendas mais baixas usem as bicicletas”, alertou o membro do partido Verde na Assembléia de Londres, Jenny Jones.
Recentemente, a prefeitura inaugurou uma série de ciclofaixas exclusivas em diversas regiões da cidade.

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT