sexta-feira, 20 de agosto de 2010

1º Concurso NTU Boas Ideias premia profissionais do setor de transportes

Premiação do Concurso NTU Boas Ideias
O 23º Seminário Nacional NTU também foi sede da cerimônia de premiação do 1º Concurso NTU Boas Ideias, que tem o objetivo de dar maior visibilidade às boas práticas que melhoram a gestão e os processos nas empresas de transporte público. Dos 20 projetos inscritos, três foram escolhidos e apresentados pelos seus autores, que também receberam uma premiação em dinheiro.

O primeiro a subir ao palco foi Marcos Rozani da Silva, da empresa Circular Santa Luzia, que desenvolveu junto com o colega Sidnei Amadeu Jr o Toten, usado para facilitar a transmissão de informações aos usuários, como a tabela de horários dos ônibus. A idéia gerou uma economia de três mil folhas de papel por mês, utilizadas anteriormente para a impressão das tabelas de horário.

O segundo trabalho apresentado foi o Sistema Alternativo para Encher Pneus em Greves Sindicais, desenvolvido por José Francilson Oliveira, da empresa Vitória. O equipamento permite, entre outras qualidades, encher o pneu de um ônibus quatro vezes mais rápido do que pelo método convencional, além de não ser necessário retirá-lo para execução do serviço.

Por último, Sérgio da Silva Cabral, da Transportes Planalto, criou a Barriga D’água, cilindro utilizado para reabastecimento do fluido de arrefecimento dos ônibus. O reservatório evita diversos deslocamentos para coletar água suficiente para abastecer os veículos.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT