quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Livro sobre o caos da mobilidade urbana é lançado hoje em Florianópolis



Obra aponta o carro como principal problema das cidades, e Florianópolis aparece como o município com pior trânsito do Brasil




O carro está matando as cidades. A constatação foi feita pelo jornalista Raimundo Caruso no livro “O Automóvel, o Planejamento Urbano e a Crise das Cidades”, com lançamento sexta-feira (17). 


O autor percorreu os principais centros urbanos do Brasil e realizou pesquisas e entrevistas com o objetivo de discutir o problema da mobilidade e também o planejamento urbanístico dos municípios brasileiros.



objetivo é discutir e propor alternativas para o problema da mobilidade nas cidades brasileiras, hoje quase paralisadas por centenas de milhares de automóveis, e muitas vezes com um planejamento urbano precário e um transporte público insuficiente.


Entre as medidas apontadas no livro para melhorar a gravidade do tráfego brasileiro, o trabalho aponta a retomada da bicicleta como meio de transporte, a revitalização e melhor planejamento de ruas e estradas e o uso estratégico do transporte público.


Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT