sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Produção automotiva equivale a 23% do PIB industrial do país

18/11/2015 08:27
Valor Econômico

Da Romi-Isetta, primeiro carro fabricado no Brasil, aos veículos de luxo que começam a sair das fábricas recém instaladas com os estímulos do projeto Inovar-Auto, a indústria automobilística nacional evoluiu até atingir uma posição de liderança no cenário mundial e uma participação de destaque na economia brasileira.
O país é o sétimo produtor mundial de automóveis. Das fábricas brasileiras já saíram, desde 1957, mais de 73 milhões de unidades, se contados os 1,73 milhão de carros produzidos de janeiro a agosto deste ano. A indústria emprega direta e indiretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Sozinha, representa 5% do Produto Interno Bruto nacional, mas equivale a 23% do PIB industrial. Apesar do recuo de 24,3% nas vendas de veículos automotores de janeiro a outubro deste ano na comparação com os dez primeiros meses de 2014, as exportações cresceram 16,9% no mesmo período e ajudaram no saldo positivo de US$ 12,2 bilhões registrados até outubro na balança comercial.
O automóvel é uma paixão brasileira desde que o barão do café Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, desfilou com um Peugeot importado em 1893. Dez anos depois, São Paulo tinha seis carros. A frota paulistana cresceria quase catorze vezes chegando a 83 veículos poucos anos depois. Em menos de vinte anos a indústria saiu dos galpões alugados para receptação e revenda de veículos montados para a implantação da primeira linha de montagem, instalada em 1919, para a produção do Modelo T da Ford. As partes do veículo vinham acompanhadas de um manual de montagem. Era o começo de uma história de quase um século. A General Motors, em 1925, e a Fiat, em 1928, foram as primeiras grandes fabricantes a montar carros no Brasil. A produção anual de veículos depois que a indústria se consolidou passou de 30.542 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, em 1957, para 3,1 milhões de unidades, no ano passado.
Hoje, o setor reúne 31 montadoras que fabricam seus modelos em 64 unidades industriais instaladas em 52 municípios de dez Estados. Outros 500 fabricantes de autopeças e 5.386 revendedoras completam a cadeia produtiva. A capacidade instalada permite a produção de 4,5 milhões de veículos e mais de 100 mil máquinas agrícolas e rodoviárias por ano. Sozinha, a indústria gerou 178,5 bilhões em tributos em 2013. A frota cresceu mais de 70% na última década.
Circulam por ruas e estradas do país mais de 40 milhões veículos - o que pode ser muito para as avenidas de trânsito congestionado da metrópoles brasileiras, mas é pouco perto dos Estados Unidos, com mais de 250 milhões veículos, ou mesmo da China, com mais de 120 milhões. Há dez anos havia um carro para cada brasileiro, agora são 5,3 veículos por habitante, contra uma taxa de 1,2 nos Estados Unidos ou 1,7 na Itália e 1,8 na Alemanha.
"Mesmo em um período difícil, como em 2014, tivemos grandes momentos, com a inauguração de novas unidades industriais e a atração de investimentos de fornecedores para novas regiões. A indústria automobilística trabalha para fazer sua parte e dar suporte ao crescimento do Brasil. Seja no sentido de estar presente com suas redes de revendas por todo o país, seja pelo fato de expandirmos nossas linhas de produção gerando empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento", disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Júnior, no "Anuário da Indústria Automobilística Brasileira - 2015".
As previsões para o futuro são otimistas. A taxa de motorização dos brasileiros nas próximas duas décadas, de acordo com a Anfavea, deve passar de 5,1 habitantes por veículo, registrada em 2013, para 2,4. Em 2034, o país terá 95,2 milhões de veículos para transportar uma população projetada pelo IBGE em 226 milhões de habitantes. Um crescimento médio de 3% ao ano do PIB Brasileiro, elevaria o PIB per capita de US$ 11,2 mil, em 2013, para US$ 17,9 mil, em 2034, e promoveria o licenciamento de 7,4 milhões de veículos por ano.