segunda-feira, 11 de junho de 2012

Julio Eduardo dos Santos é o novo Secretario da SEMOB

Na reunião do Comitê de Mobilidade e Transporte, em 4 de  junho passado, o novo Secretário se Mobilidade do Ministério das Cidades se apresentou. O Engenheiro de  Marketing Júlio Eduardo dos Santos já trabalhou na Prefeitura de Santos de 1997 a 2004 como diretor da CET e Secretário de Administração, de Governo e Chefe de Gabinete do Prefeito de Santos Beto Mansur. Há 7 anos foi  Secretário Parlamentar.

Na reunião se comprometeu a estar em todas as reuniões do Comitê do Pleno do CONCIDADES e de priorizar as atividades do Comitê na sua agenda de compromissos.


A reunião tratou do Plano Setorial de Transporte e Mobilidade para Mitigação das Mudanças Climáticas que estará entrando em consulta pública no mês de junho. Houve uma rápida apresentação da contribuição do governo brasileiro através de trabalho dos consultores sob a coordenação de Rômulo Orrico, juntamente com o Cordenador do MDT Nazareno Affonso e  do especialita em transporte Raul de Bonis, cujo resultado será divulgado posteriormente o pela SEMOB. 


O tema principal foi a decisão do Comitê de priorizar promover Audiências  Públicas que pode ser em formato de Seminários Regionais por todo o Brasil apresentando a Lei de Mobilidade Urbana bem como de novas reproduções da cartilha do Frente Nacional de Prefeitos e da realização de outra oficial pela SEMOB. O Secretário se comprometeu a garantir a presença da SEMOB nesses eventos através de seus técnicos e dirigentes.


Contamos que o novo Secretario sempre venha prestigiar o Comitê de Mobilidade bem, como os técnicos e dirigentes da SEMOB para efetivação dos grandes desafios de consolidadr a Lei da Mobilidade, implantação dos projetos dos PACs da Copa e da Mobilidade Grandes Cidades, e da integração das áreas de mobilidade do Ministério das Cidades (CBTU, TRENSSURB e DENATRAN).


O MDT deseja sucesso na gestão do Secretário Júlio Eduardo dos Santos nesse momento de implantação do Estatuto da Mobilidade Sustentável.

O MDT participará do Fórum Cidades Amigáveis São Caetano do Sul


Nos dias 16 e 17 de junho de 2012, o MDT participará do Fórum Cidades Amigáveis, promovido pela ANTP e a Prefeitura de São Caetano do Sul. As sessões de debate acontecerão no sábado, 16 de junho, no Campus II da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Rua Santo Antônio, 50, junto à estação rodoferroviária da cidade).
O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, será um dos debatedores da última sessão do encontro, a Conferência 4 – Saúde e segurança para ciclistas pedestre. Essa sessão será moderada pelo presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, e terá como expositores Carmem Vinagre, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e a professora Rosa Vieira, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Também atuará como debatedor, Américo Tomás Costa, da Prefeitura de São Caetano do Sul.  Cristina Baddini Lucas, diretora de Transportes da Prefeitura de São Caetano do Sul e editora do Blog do MDT é uma das organizadoras do encontro.

O Fórum Cidades Amigáveis tem por objetivo proporcionar a reflexão e a discussão sobre o uso do espaço viário. Visa conscientizar a população de que a rua não é apenas um espaço de circulação, mas, também, e principalmente, um espaço de vida. Uso adequado do automóvel. Os organizadores assinalam que não se trata de um evento contra o automóvel – “veículo de grande utilidade para as pessoas e grande dinamizador da economia” – , e sim um  debate sobre o uso adequado e justo desse tipo de veículo, de maneira a favorecer o compartilhamento do espaço viário com segurança para todos e a qualidade de vida das pessoas na cidade. Ações saudáveis. O evento irá fortalecer a ideia de ações mais saudáveis, como a marcha a pé e a bicicleta e o uso da rua como espaço de reencontros e de convivência.

Programação- 

O Fórum Cidades Amigáveis será aberto com a Conferência 1 – Cidade amigável é cidade segura, com moderação de Iliomar Darronqui, secretário de Mobilidade de São Caetano do Sul, e exposição de Altamirando Fernandes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
Ainda na parte da manhã, a Conferência 2 – Segurança viária e externalidades no transporte público terá moderação de Thiago Benicchio, da Associação Ciclocidade, e exposições de Eduardo Vasconcellos, da ANTP, e Philip Gold, ombudsman da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), atuando como debatedor Renato Boareto, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).
No período da tarde do primeiro dia haverá a Conferência 3 – Tráfego compartilhado em áreas urbanas: boas práticas brasileiras. Com moderação de Reginaldo Paiva, presidente da Comissão de Bicicleta da ANTP, haverá exposição a cargo de Rogério Crantschaninov, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos). 

Atuarão como debatedores, Nilton Pereira de Andrade, da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa, e Renato Gianolla, presidente da Urbes – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba.

O domingo, 17 de junho, será dedicado à mobilização para a saúde e lazer, com atividades ao ar livre: Passeio ciclístico na Avenida Presidente Kennedy, em São Caetano do Sul; oficinas com crianças, show de malabarismos e plantio de árvores. Haverá a apresentação de painéis e faixas educativas e institucionais ao longo do circuito do passeio ciclístico, e estandes de expositores, no local do início do passeio, e onde também ocorrerão as oficinas.