segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Foi um sucesso o lançamento do MDT Goiás

A iniciativa  de Criar o MDT em Goiás partiu do Prof. Paulo Souza Neto, mestre em Planejamento Ambiental pela UNB-DF e com longa trajetória no serviço público, onde exerceu na Prefeitura de Goiânia os cargos de Secretário  de Meio Ambiente e de Planejamento, e no Governo do Estado, os cargos de Secretário Estadual de Meio Ambiente e Presidente da Agência Ambiental de Goiás, tendo sido vereador por uma legislatura na Câmara Legislativa local.

O que moveu a formação do MDT em Goiás foi a identificação da grave crise de mobilidade promovida pelo incentivo à aquisição e uso dos automóveis sem que houvesse uma política de investimento público em sistemas estruturais de transportes públicos e não-motorizados. Outro fator mobilizador foi a urgência do enfrentamento da tragédia das ruas de Goiânia e sua região metropolitana, com mortos e feridos no trânsito. Esse trabalho iniciou-se em abril último, através de conversas com o Coordenador Nacional do MDT, que resultou na elaboração da proposta denominada “Gestos Concretos para a Mobilidade Sustentável”, com foco principal na mobilização para a 10ª Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”, promovida pelo Instituto da Mobilidade Sustentável-RUAVIVA com nos temas da educação e na saúde, com ênfase nas mortes com motocicletas.

Estiveram presentes no lançamento inúmeras entidades entre as quais destacamos a Agência Municipal de Transporte; Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Rede Metropolitana de Transportes Coletivos; Detran; Secretaria Municipal de Cultura; Metrobus; Secretaria Estadual de Cidades; Secretaria da Região Metropolitana; Universidades: PUC-GO, UFG, UEG e outras Faculdades; Movimentos Sociais e Fórum da Nacional da Reforma Urbana, Secretário das Cidades.

Ainda no mês de junho e a partir de julho foi feita uma complementação com nova tiragem da Cartilha de Mobilidade e Inclusão Social do MDT, com o patrocínio de um dos colaboradores financeiros do MDT, o SETRANSP de Goiás. Naqueles meses se consolidou a parceria com a Secretaria de Educação para dar solidez à proposta de difusão da Mobilidade Sustentável e teve inicio a mobilização para o lançamento do MDT/GO e, na sequência, a realização do II Curso do MDT.

A iniciativa resultou na importante adesão dos parceiros que ilustram a contra-capa da Cartilha de Mobilidade Urbana e Inclusão Social, dignos de reconhecimento e registro: Prefeitura Municipal de Goiânia (AMT, SME, SMS, SEPLAN, SETURDE); Governo do Estado de Goiás (Secretaria Metropolitana, Secretaria das Cidades, Secretaria de Saúde, METROBUS, DETRAN, SEDUC; Poderes Legislativos Municipal e Estadual; Fórum da Mobilidade;  Universidades (UFG,UEG, PUC Goiás); ANTP Regional Goiás; CMTC; RMTC e o Sit PASS.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT