quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Amanhã São Carlos recebe reunião do Fórum Paulista


  A 51ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2012, em São Carlos.  

Local. O encontro será na Sede da Prefeitura Municipal, na Rua Episcopal, nº 1575, Centro, São Carlos-SP. 
INSTALAÇÃO DOS TRABALHOS

Ao lado do presidente do Fórum Paulista e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/Santos), Rogério Crantschaninov, participarão da cerimônia de instalação dos trabalhos Osvaldo Barba, prefeito de São Carlos; Nilson Roberto Carneiro, secretário municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos, e o deputado federal Newton Lima. A ANTP estará representada por seu superintendente Luiz Carlos Néspoli (Branco).

TEMAS

A sessão reservada aos secretários e dirigentes tem em sua pauta os seguintes temas: A Lei da Mobilidade Urbana recentemente sancionada pela presidente Dilma Rousseff e que entrará em vigor em abril próximo; a Década Mundial de Segurança Viária – 2011/2020; Atuação de concessionários e de empresas terceirizadas na fiscalização do trânsito; Resolução Contran nº 299/08 (Prazo para recurso intempestivo); Pátio de recolhimento de veículos; Recursos do Ministério das Cidades para projetos cicloviários; licenciamento de ciclomotores; sucessão da Presidência do Fórum Paulista.

SESSÕES ABERTAS

As sessões abertas abordarão os seguintes temas: Ações de transporte e trânsito do município de São Carlos; Projeto de bilhete único para as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos. Gestão de conflitos na fiscalização do trânsito; Apresentação a respeito do Detran/SP, Experiências de regulamentação de moto frete; A acidentalidade no trânsito no Brasil: dimensão do problema e ações em nível estratégico para combater o mal.

Perkons lança CTB Digital

Empresa especializada em gestão do trânsito lança um canal de consulta ao Código de Trânsito Brasileiro online, o CTB Digital – uma ferramenta completa, atualizada e com o suporte de comentários técnicos de especialistas.

    Especialistas, jornalistas e interessados em trânsito passam a contar com uma ferramenta mais completa na hora de consultar o Código de Trânsito Brasileiro: é o CTB Digital, desenvolvido pela Perkons S/A, que trabalha com sistemas de segurança e gestão de trânsito. De fácil acesso, com a navegação simplificada, o canal www.ctbdigital.com.br vai oferecer a partir de hoje (7/2) informações atualizadas e suporte completo de artigos, comentários e notas sobre a legislação de trânsito.
    Uma das novidades em relação a outros sites é que ele foi estruturado para facilitar a busca e pesquisa de informações e artigos relacionados à legislação. O CTB Digital conta com anotações de todas as resoluções e portarias vigentes, comentários, artigos e um FAQ (Frequently Asked Questions) para as questões que são dúvidas comuns.
    Segundo a gerente de marketing da Perkons, Maria Amélia Marques Franco, o projeto visa socializar a informação sobre a legislação de trânsito. “São comuns dúvidas sobre as normas de trânsito, pois elas regem a forma como as pessoas transitam ou transportam bens e como a administração pública cuida da segurança e mobilidade em seus deslocamentos”, explica. Especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana pela PUC-PR, Maria Amélia destaca que a legislação é vasta e constantemente atualizada. “Em média, o Contran publica trinta resoluções ao ano e desde 2010 já foram divulgadas 1.434 portarias pelo Denatran, que regulamentam e instruem a aplicação da lei. Com este serviço, esperamos diminuir as barreiras que dificultam o amplo conhecimento das pessoas sobre seus direitos e deveres no trânsito“, completa.
    O especialista em direito de trânsito Julyver Modesto de Araújo é quem assina os comentários no site. Ele preside a Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito (ABPTRAN) e coordena e ministra cursos sobre o assunto pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT).  Para ele, o lançamento tem grande importância para os profissionais do trânsito. “Os leitores terão, com certeza, um rico e atualizado material, que lhes proporcionará uma visão jurídica mais ampla sobre o fenômeno ‘trânsito’ e, para os que trabalham na área, uma atuação mais técnica e especializada. O CTB Digital permitirá uma melhor compreensão deste conjunto especial de normas, caracterizado, principalmente, pela sua complexidade e seu dinamismo”, diz.    
Acesse: www.ctbdigital.com.br

Assessoria de Imprensa Perkons