quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Com foco na Paz no Trânsito, a 15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’ consolida-se como ação de luta pela mobilidade sustentável para as cidades


Em julho de 2015, após se reunir em Brasília com o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, o coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, informou que aquele órgão federal seria parceiro no esforço de convocação dos municípios para participação na 15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, em 22 de setembro de 2015 – iniciativa coordenada nacionalmente pelo Instituto RUAVIVA, com participação do MDT, e em conjunto com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU).
A Jornada Brasileira integra um movimento internacional em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. Sua realização acontece anualmente desde 1998, sempre em 22 de setembro, e articula cidades de todos os tamanhos em todo o mundo com o propósito de estimular a reflexão de governantes e da população sobre a Mobilidade Sustentável, o que inclui o desestímulo ao uso automóveis em favor de alternativas como o transporte público, transporte não motorizado e caminhadas.
Tema e Manifesto. Em setembro, anunciou-se que o tema da 15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’ seria “Paz no trânsito, Faixas Exclusivas, Bicicletas e Calçadas Acessíveis, Dominem as Ruas! É a Lei da Mobilidade Urbana” Esse tema foi desdobrado no Manifesto de 2015.
Consolidação. Aos 15 anos, a Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’ consolida-se como ação que instiga a reflexão sobre o melhor modelo de mobilidade para as cidades. O coordenador nacional do MDT e presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável RUAVIVA, Nazareno Affonso, disse que, após quinze anos, considera um sucesso a proposta de "reservar um dia no ano para refletir sobre o modelo de mobilidade que queremos para nossas cidades”. Ele se referia à realização, em 22 de setembro, da 15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, parte do movimento internacional em defesa do meio ambiente, da qualidade de vida e da mobilidade sustentável. Como em novembro de 2015 aconteceria no Brasil a 2ª Conferencia Internacional de Alto Nível sobre Segurança Viária, convocada pela ONU, o Manifesto enfatizou a Paz no Trânsito.
O dirigente destacou que, além da participação de municípios, neste ano, a Jornadacontou com o engajamento do governo federal, que, por iniciativa do Ministério das Cidades, com participação da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), realizou ato no dia 22 de setembro, valorizando o bem-estar e a segurança dos ciclistas, inclusive com o lançamento da 'Cartilha Nacional do Ciclista.

Movimentando 
Informativo MDT