segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Festival escolherá melhores vídeos e fotografias sobre mobilidade urbana

Espaço aberto para quem gosta ou quer se arriscar na produção de pequenos vídeos (curtas) ou fotografias com a temática Mobilidade Urbana, construídos com câmeras digitais e/ou celulares. Essa é a proposta da segunda edição do Festival ArteMOB, promovido pela Empresa Municipal de desenvolvimento de Campinas (EMDEC).
O Festival ArteMOB vai distribuir, em 2010, R$ 6 mil em dinheiro aos vencedores. E para concorrer basta o participante registrar flashes do cotidiano em fotos ou vídeo com esses aparelhos e estar atento ao que acontece ao seu redor. Para participar a inscrição deve ser feita até o dia 1º de setembro. O ArteMob, como o próprio nome faz referência, é destinado àqueles que apreciam a produção artística construída em movimento.
O objetivo, segundo a EMDEC, é, não só estimular as produções com foco nas questões da Mobilidade Urbana em Campinas, mas também incentivar o desenvolvimento da percepção da população sobre o olhar para a cidade e para reflexões que remetam às formas de deslocamento (seja pelo transporte público, a pé, com caronas e outros meios alternativos ao carro), à redução da acidentalidade, à convivência harmônica na circulação e, agora, à valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural, que pode ser contemplado nos trajetos de cada cidadão.
O 2º Festival ArteMOB integrará a programação da Semana Municipal de Trânsito. Os trabalhos selecionados serão veiculados durante o evento e no site da EMDEC, podendo também serem apresentados em eventos técnicos da área como congressos, seminários e outros relacionados.
Os interessados poderão se inscrever nas duas categorias: audiovisual e fotografia, concorrendo em três temas: Um dia sem meu carro; Vida sobre duas rodas, e, a grande novidade desse ano, Cidade e circulação.
Em "Um dia sem meu carro", os participantes poderão destacar o uso do transporte coletivo, da bicicleta, pequenos trajetos a pé, caronas programadas; enfim, escolhas que garantam benefícios ao meio ambiente e melhorias na qualidade de vida. Poderão, ainda, abordar o uso do automóvel e alternativas ao seu uso, nos deslocamentos diários; entre outros.
Já na temática "Vida sobre duas rodas", o enfoque deve ser o crescimento da frota de motos e dos acidentes com esse segmento, iniciativas para mudar esse quadro e como conciliar, de maneira harmoniosa e segura, a interseção espacial entre motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres?
Novidades
No quesito temática, a principal novidade, ficou com o tema "Cidade e Circulação". Nesse item, os participantes poderão tratar o conhecimento e valorização da cidade, do seu patrimônio histórico, artístico e cultural, parques, praças e jardins a partir do olhar que o trajeto a pé possibilita no relacionamento entre o ambiente urbano, rural e de seus cidadãos.
Os interessados poderão se inscrever com apenas um vídeo em um dos três temas definidos e até três trabalhos fotográficos para cada tema na categoria fotografia.
As inscrições para concorrer ao ArteMOB são gratuitas e serão feitas, exclusivamente, no site da EMDEC, no endereço www.emdec.com.br.
Para a categoria audiovisual, deverão ser respeitadas as seguintes exigências::
- os registros deverão ser produzidos, por meio de celulares e câmeras digitais, com duração de 30 a 120 segundos;
- os arquivos deverão ter, no máximo, 10Mb, resolucão mínima de 128x96e, máxima, de 720x480 pixels. Serão aceitos arquivos gerados nos formatos MP4, AVI, 3GP, RMVB, WMV, MPG ou MOV.
Nessa categoria (audiovisual), será aceito apenas um vídeo por tema do mesmo autor/produtor.
Já na categoria Fotografia, os trabalhos deverão ser produzidos, por meio de celulares e câmeras digitais e, em nenhuma hipótese, serão aceitas imagens com montagem ou manipulacão digital criativa.
As fotografias poderão ser em cores ou preto e branco. Cada foto deverá ter um título e endereço do espaço retratado (para o tema: Cidade e Circulação).
Os arquivos fotográficos deverão ter, no máximo, 04 MB, dimensão mínima de 800x600 pixels, em formato JPEG ou TIF.
O vencedor em cada categoria, dentro dos três temas, será premiado com R$1.000,00. Segundo a EMDEC, serão selecionados por um júri especializado 18 trabalhos que vão para votação pública, em seu site. O júri popular é quem definirá os vencedores. Para conhecer as regras e detalhes do concurso, acesse o site da EMDEC e busque por 2º Festival ArteMOB.
Uma boa proposta para ser feita também por outras Prefeituras. Parabéns!

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT