quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NTU, membro do Secretariado do MDT, abre evento com propostas para melhoria do transporte público

Abertura do Seminário
Teve início ontem, 17 de agosto, o 23º Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos). O tema central do encontro é “Transporte de qualidade para uma vida melhor”, que reúne mais de 50 secretários de transportes e representantes de prefeituras de cidades com mais de 500 mil habitantes, empresários do setor e entidades associadas à NTU.

Durante a abertura oficial, Otávio Vieira da Cunha Filho, presidente da NTU, reforçou sobre a importância do momento para discutir sobre as soluções para a mobilidade urbana, já que o País sediará a Copa do Mundo de 2014, e o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos em 2016.
Otávio Vieira Cunha Filho

Segundo o presidente da NTU é preciso que haja união entre o governo federal, os secretários de transportes, prefeitos e os empresários do setor.

“Esta é uma oportunidade única para iniciarmos as resoluções para a mobilidade urbana para os eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos. Hoje há cerca de 47 cidades com mais de 500 mil habitantes que comportam projetos para melhoria do transporte. Nesse contexto, o BRT (Bus Rapid Transit) é uma alternativa com custo viável que permitirá às cidades obter um salto no qualidade do transporte público urbano por ônibus”, enfatiza Cunha Filho.

Debate sobre o Transmilênio

No primeiro painel do 23º Seminário Nacional NTU,  o sistema de transporte coletivo de Bogotá (Colômbia), o Transmilênio, se destacou por diversos benefícios relacionados à qualidade de vida para o usuário do transporte público, e contribuição para o desenvolvimento econômico, financeiro, social e ambiental de Bogotá. Com isso, pode ser um case de sucesso para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) no Brasil para os eventos esportivos de 2014 e 2016, além de servir como legado para a população.

Apresentação do Transmilênio

O Transmilênio, coordenado pelos setores público e privado, impulsionou a transformação da cidade em um pólo de desenvolvimento econômico-financeiro e durante os seus 10 anos de existência, o sistema foi baseado em um conjunto de políticas de mobilidade, das quais as três principais são:

- mobilidade sustentável, ou seja, o sistema é tanto econômica quanto ambientalmente sustentável;

- o pedestre é a prioridade número 1;

- mobilidade inteligente que consiste na construção de um sistema de informação que permite desenhar os serviços para o usuário do transporte coletivo.
Transmilênio

“Atualmente temos 84 quilômetros de sistema em operação e o Transmilênio está em sua terceira fase, com a construção de mais 32 quilômetros de corredores. Além disso, são 107 estações, banheiros públicos, estacionamento para bicicletas e um centro de controle, entre outros. Outro fator importante é que gerou 6 mil empregos diretos, reduziu significativamente o tempo de deslocamento na cidade, além de ter papel fundamental no desenvolvimento e na transformação e consolidação da área urbana”, avalia Arturo Fernando Rojas, representante do governo de Bogotá, Transmilênio S.A..

Outra importante característica do Transmilênio é que o sistema depende exclusivamente da tarifa, por isso, é preciso racionalizar os custos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. “Conseguimos viabilizar essa equação por meio de diálogo constante entre o governo e as empresas para atender aos interesses de todos. O resultado desse trabalho é o índice de satisfação de cerca de 80% da população de Bogotá”, acrescenta Victor Raul Martinez, do Sistema Integrado de Transporte SI 99 S.A..

Para o Brasil, a lição que fica é a de que a iniciativa para implantação dos BRTs deve ser atrativa do ponto de vista ambiental, social, financeiro e jurídico. “O Transmilênio pode ser um bom exemplo de como proporcionar qualidade de vida aos usuários e ao transporte. Para a implantação de um sistema é importante que sejam analisadas as expectativas dos empresários, governo, usuários e não-usuários do sistema. Esse é um importante passo para o sucesso”, finaliza Martinez.

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT