segunda-feira, 28 de março de 2011

Ademar Gondim é eleito presidente do Fórum Nacional de Secretários de Transporte e Trânsito

Durante a 74ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, ocorrida nos dias 24 e 25 de março em Brasília, o engenheiro e gestor da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, foi eleito presidente da entidade.

Trabalhar na construção de uma mobilidade urbana sustentável e cada vez mais inclusiva, e incentivar a troca de experiências entre as cidades, serão ações contínuas do novo presidente do Fórum.

O Fórum

Entidade que representa a força conjunta necessária para se lutar, nacionalmente, na defesa de ações e projetos nas áreas de transporte e trânsito do País. É composto pelos secretários municipais  e metropolitanos que conduzem esses setores.

A cada três meses, o Fórum se reúne para trocar experiências, desenvolver projetos que se adequem à realidade de cada cidade e possibilitem a ampliação e melhoria dos sistemas de transporte.

Conforme o presidente do Fórum, aprimorar as ações referentes ao transporte e trânsito do País será possível por meio de um sério trabalho em conjunto. "Para alcançarmos os resultados, é necessário estreitar os laços entre os secretários e o Ministério das Cidades, ente político cuja uma das finalidades é proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os nãomotorizados, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável”, afirma Gondim.

O próximo encontro do Fórum acontecerá no mês de junho em Porto Alegre. Na oportunidade, o presidente deverá apresentar uma proposta para a estrutura de comando do Fórum e a incorporação de dois novos integrantes ao Fórum: o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades.
 
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT