terça-feira, 15 de setembro de 2015

Educação: Osegredo para uma mobilidade mais humana


Mês da Mobilidade consolida-se como o mais importante evento da Sociedade Civil sobre mobilidade humana em Fortaleza. Recebendo ampla cobertura midiática e excelente aceitação por parte dos fortalezenses, o Mês da Mobilidade faz parte das diversas iniciativas populares que têm pressionado o Poder Público a humanizar nossas cidades.
Iniciado pela Ciclovida em 2013 como Semana da Mobilidade, as atividades contribuíram de forma inestimável com o debate sobre mobilidade na cidade, trazendo à tona a importância da priorização dos deslocamentos coletivos e à propulsão humana. Em 2014, devido ao sucesso do evento no ano anterior, foi transformado no Mês da Mobilidade, contando com a participação de importantes nomes da luta nacional pela mobilidade humana.
Em 2015, queremos repetir a dose, trazendo à nossa cidade mais experiências e mais conhecimento. O Mês da Mobilidade 2015, com o tema EDUCAÇÃO: O segredo para uma mobilidade mais humana, ressaltará a importância da educação como pressuposto imprescindível para a humanização da nossa mobilidade: desde as informações necessárias para a escolha dos modos de deslocamento mais benéficos à cidade até noções básicas para uma convivência harmoniosa nas ruas, como a obrigatoriedade de se mudar de faixa para ultrapassar o ciclista.
Confira as atividades do Mês da Mobilidade:
1. Roda de conversa com convidados nacionais
Neste ano, traremos mais referências de outras cidades para contribuir com nosso debate em Fortaleza! Neste ano, contaremos com Paulo Aguiar (Pedala Manaus), Enio Paipa (Bike Anjo) e Aline Cavalcante (oGangorra, Bike vs Carros, Pedalinas e muito mais!). Será imperdível!!! Dá uma olhada como foi ano passado.
Para ver mais vídeos do Mês da Mobilidade 2014 clique aqui.
2. Desafio Intermodal
Diversos participantes sairão de um mesmo lugar a um mesmo destino. Mas não é uma corrida comum! Cada um deles utilizará um modo de deslocamento diferente: a pé, de bicicleta, de motocicleta, de ônibus, de carro...! Vamos comparar a eficiência de cada modo não só pelo tempo gasto, mas também pelo custo financeiro e pela poluição causada!
3. Experiência feminina em bicicletas
As Ciclanas promoverão uma roda de conversa sobre a experiência feminina em bicicletas em Fortaleza, abordando as liberdades fornecidas pelo uso do veículo e as formas de superar as principais dificuldades encontradas pelas mulheres.
4. Exibição de filmes e documentários
Assistiremos a filmes e documentários interessantíssimos sobre mobilidade. É claro, teremos rodas de conversa para debater sobre o que assistimos!
Neste ano, um dos filmes exibidos será o badaladíssimo Bike vs Carros! Seu sucesso não é à toa: esse filme vai mexer com você!
5. Escola Bike Anjo
O Bike Anjo Fortaleza dará suas tradicionais aulas para adultos e crianças aprenderem a pedalar! Conheça a Escola Bike Anjo!
6. Multa Moral
Tem muita gente por aí que aproveita a falha fiscalização de trânsito da nossa cidade. Não temos o poder de multar, mas vamos andar por aí avisando aos infratores que suas condutas prejudicam os seus concidadãos. Deixaremos nosso recado e convidaremos à reflexão!
7. Projeto Walk Fortaleza
Iniciativa com objetivo de incentivar o cidadão a caminhar mais, descobrir mais sua cidade e refletir sobre a falta de sinalização para pedestres! Inspirado nowalkyourcity.org, queremos realizar essa iniciativa aqui novamente!
8. Bike Blitz
Abordagem de ciclistas para doação de brindes, manutenção de bicicleta e diálogo sobre condutas no trânsito.
9. Dia Fortaleza Sem Carro
22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, e a Ciclovida não vai deixar nossa cidade ficar fora dessa! No Dia Fortaleza Sem Carro, incentivaremos nossos concidadãos a deixar o carro em casa, deslocando-se por algum modo de transporte coletivo ou à propulsão humana!
10. Ciclochique
Bicicleta também é um veículo para ir ao trabalho e às festas! Vamos pedalar com elegância, mostrando que é possível deslocar-se a todo lugar de bicicleta!
11. Rota Turística
A Rota Turística acontecerá de novo no Mês da Mobilidade 2015! Passearemos de bicicleta e conheceremos a história de nossa cidade.
12. Oficina Gambiarra
Quer aprender a fazer a manutenção da sua bicicleta? Vamos trocar informações básicas sobre o tema, e abrir espaço para você colocar a mão na massa!
Recompensas
De acordo com o valor contribuído você poderá receber diversas recompensas, entre elas spoke card, plaquinhas para bici, camisa. Confira ao lado as recompensas!