quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fabricantes defendem BRT no Seminário da NTU

As quatro principais fabricantes de chassi de ônibus no Brasil, a MAN, a Mercedes-Benz, a Volvo e a Scania, apresentaram suas experiências e portfólios de produtos relacionados ao sistema BRT (Bus Rapid Transit) no segundo Painel do 23º Seminário Nacional NTU. Tecnologia, combustíveis alternativos e eficiência operacional foram os assuntos que mais despertaram o interesse do público presente no evento.


São muitas as vantagens que o sistema BRT (Bus Rapid Transit) proporciona, entre elas o menor tempo da viagem. Por trafegar em vias exclusivas, o BRT chega a economizar até 50% do tempo de viagem em comparação com os atuais sistemas de ônibus, que são obrigados a enfrentar congestionamentos de trânsito. Esses e outros diferenciais do BRT serão discutidos no 23º Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que teve como tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”.


O tempo que pode ser economizado nas viagens é um dos principais atrativos do sistema. Com a incorporação do Sistema de Controle Operacional e comunicação com o usuário, o tempo de espera nas estações pode ser de menos de um minuto. O tempo de percurso para uma viagem de 10km deverá diminuir de 43 minutos para 25 minutos e a velocidade média dos ônibus terá um incremento de 70%, de 14km/h para 24 km/h (média).


Presidente da NTU, Otávio Cunha, e ministro das Cidades, Márcio Fortes
“Os sistemas BRT tendem a atrair novas demandas para o transporte público em função da melhoria da qualidade do serviço de transporte. Assim, eles contribuem para a redução dos congestionamentos de trânsito e da poluição urbana”, explica Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.

A partir de 2012, os ônibus a diesel fabricados no Brasil estarão circulando com motores padrão Euro V, correspondente à fase 7 do Proconve, e utilizando o óleo diesel S10 - com baixo teor de enxofre. Essa evolução tecnológica, aliada à utilização dos catalisadores de descarga e à mistura com o biodiesel, deverá reduzir a poluição provocada pelos ônibus a níveis mínimos.

O BRT pode comportar uma demanda de até 45 mil passageiros por hora e por sentido. Os sistemas podem começar com uma operação mínima e irem se adequando conforme a demanda de uma determinada região, aumentando o número e tamanho dos veículos e a quantidade de faixas de circulação.
O Sistema de Curitiba

O BRT possibilita reorganizar atividades urbanas como moradia, trabalho, estudo e lazer, e, assim, diminuir as extensões dos deslocamentos. O sistema ainda facilita a movimentação das pessoas na cidade, à medida que é criada uma rede integrada de transporte e há uma desconcentração dos destinos.

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT