sexta-feira, 17 de junho de 2016

Prefeitura de São Paulo apresenta modelo suporte para bicicletas em ônibus superarticulados

Suporte fica na área de bancos para pessoas que precisam auxílio de cão-guia e que possuem prioridade no ônibus.
Suporte fica na área de bancos para pessoas que precisam auxílio de cão-guia e que possuem prioridade no ônibus.
Portaria já autoriza o transporte. Acesso é feito por porta próxima a articulação
ADAMO BAZANI
A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta sexta-feira, 17 de junho de 2016,  um ônibus 0km superarticulado da Viação Campo Belo, que atende a zona sul da capital paulista, com o modelo suporte para transportar bicicletas no sistema de transporte público municipal.
Até o final do ano, os 909 ônibus deste tipo da frota municipal vão ter o equipamento.
O transporte de bicicleta em ônibus deste porte, que possui 23 metros e duas rodas depois da articulação, foi autorizado pela portaria 032/16, de 6 de maio de 2016.
O acesso é feito pela porta que fica logo depois da articulação. Há um adesivo informando se o ônibus possui o suporte. Na cor verde, o adesivo fica ao lado da porta de acesso. Há também um adesivo na frente do ônibus.
No interior do ônibus, ao lado desta porta, onde ficam os bancos para pessoas com deficiência visual e que precisam de auxílio de cão-guia, está o suporte.
Se houver passageiros nesta condição dentro do veículo e que precisam usar estes bancos, o ciclista não poderá embarcar com a bicicleta.
O ciclista embarca, fixa a bicicleta no suporte e depois paga a passagem.
ônibus bicicleta
Embarque é feito por porta logo depois de articulação e adesivo identifica a presença do suporte.
De acordo com a portaria, não são todos os horários que podem receber os ciclistas dentro dos ônibus.
O embarque só será autorizado com a bicicleta nos dias úteis, das 10h01 às 15h50 e das 19h01 às 5h59, e, aos finais de semana a partir das 14h do sábado até as 5h59 da segunda-feira. Nos feriados, o embarque das bicicletas será autorizado das 19h01 do dia anterior até as 5h59 do dia posterior.
Também é importante destacar que não é em todos os ônibus articulados que pode haver  o transporte de bicicletas.
A bicicleta só pode ser levada nos ônibus articulados que recebem o nome comercial de “superarticulados”, da fabricante Mercedes-Benz.
Estes veículos têm 23 metros de comprimento, sendo maiores que os articulados mais conhecidos, de 18,6 metros. Uma das características é que os superarticulados possuem duas rodas no último carro/vagão, após a sanfona/articulação.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Blog Ponto de Ônibus