quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tarso Genro e os compromissos com a mobilidade do RS

O MDT defende o Direito ao Transporte Público de Qualidade e nesse sentido que estamos divulgando em nosso blog algumas discussões e propostas para a mobilidade defendidas pelos Governadores recem eleitos:





Tribuna da Imprensa
O ex-governador Olívio Dutra apresentou o caderno com as propostas elaboradas pela coordenação da campanha de Tarso. Olívio foi escolhido porque conhece intimamente a realidade dos municípios, uma vez que foi ministro das Cidades do governo Lula. O material foi contém projetos para todas as áreas: Inclusão e Cidadania, Mobilidade e Transporte e Desenvolvimento Urbano e Ambiental.




“Temos que desenvolver a relação governo federal, estado e municípios, mas respeitando a realidade da Região Metropolitana. Precisamos articular as cidades de uma mesma região, que tem problemas sérios e em comum, de forma conjunta”, explicou Olívio. E exemplificou essas situações com o transporte de cargas perigosas e a mobilidade urbana, que são alguns dos principais transtornos para as cidades da chamada “linha do Trensurb”.



Para Jairo Jorge, prefeito de Canoas, município que mais sofre com o transporte na BR-116, o trabalho já realizado nos municípios para mudar as realidades locais, vai contribuir para eleger Tarso. “As forças que integram a Unidade Popular tem presença forte na região metropolitana. Os prefeitos tem experiência e estão modernizando a gestão publica, com ações transformadoras e esta força é um passo importante para chegarmos ao Palácio Piratini”, avaliou.



O candidato Tarso Genro afirmou que a sua candidatura representa a continuidade do trabalho consolidado nos municípios com gestão do PT, no governo Lula e “no projeto do ex-governador Olívio Dutra, interrompido no Rio Grande do Sul”. E complementou: “sobre estas experiências de governo sociais e democráticas, podemos renovar o projeto já criado na nossa história e colocar o RS no mesmo patamar político e econômico do Brasil”.



Sobre as necessidades da Região Metropolitana, Tarso demonstrou conhecimento e salientou que as medidas certas são as que atendem as classes de baixa renda. “Precisamos mudar este modelo que atende os mais ricos e exclui os mais pobres. E agora temos uma oportunidade política importante para mudarmos isto, com um bloco social e político amplo”, argumentou.



Arquipélago de Porto Alegre



Para a representante da região das Ilhas de Porto Alegre (Flores, Pintada, Marinheiro, Mauá e Pavão), a educadora social Beatriz dos Santos, as necessidades dos moradores ainda dependem de uma melhor atenção do governo estadual. Ela disse acreditar no plano apresentado por Tarso e, por esta razão, compareceu ao encontro. “Foi por meio de pressão popular que conquistamos o título de APA (Área de Preservação Ambiental). Com isso, passamos a ter atenção do estado, que, nos últimos anos não nos considerou parte de Porto Alegre. Não queremos que a prefeitura e o governo estadual fiquem de costas para nós. Por acreditarmos neste projeto do Tarso, viemos aqui por livre e espontânea vontade”, salientou.



Estradas

O Estado necessita de uma ação urgente de restauração e manutenção das estradas e das obras de arte. No nosso governo iremos, em parceria com o Governo Federal e através de formas de financiamento e captação de recursos, formular um projeto amplo de pavimentação das estradas de acesso e de ligação entre os municípios gaúchos e recuperação das rodovias estruturais do Estado”, ressaltou Tarso.






Sobre pedágios, Tarso ressaltou a importância do compromisso assinado no último dia 6 em Caxias, quando a Unidade Popular garantiu que não irá prorrogação dos atuais contratos de concessão no Estado. “Este é um compromisso político que servirá como diretriz neste processo de mudança do atual modelo. Vamos respeitar os contratos, mas na alteração daremos prioridade para os pedágios comunitários, com redução de tarifa e aumento dos investimentos. A praça de Farroupilha e a de Águas Claras em Viamão, que dividem os municípios, estes serão extintos”, garantiu o candidato.




Veja o  COMPROMISSO PÚBLICO  na íntegra:

ASSIM, NO INTERESSE DA SOCIEDADE GAUCHA:



1. Não haverá prorrogação dos atuais contratos de pedágio vinculados ao Programa Estadual de Concessão de Rodovias – PECR;



2. Comprometem-se de implantar um novo modelo de pedágios, privilegiando os modelos de caráter público, como os Pedágios Comunitários



3. Serão extintos, com o encerramento dos contratos em 2013, e não mais serão implementados pedágios em perímetros urbanos, como ocorreu na RS 122 entre Caxias do Sul e Farroupilha, e na RS 040 em Águas Claras, distrito de Viamão.



4. Implementarão o controle “on-line” da arrecadação e dos gastos das praças de pedágios garantindo a transparência ao serviço.



5. Redefinirão o funcionamento do DAER/RS e a recomposição de seus Conselhos, de forma a garantir uma efetiva representação social no órgão.



6. Fornecerão meios para que a AGERGS cumpra com suas funções institucionais e promoverão a efetiva representação de todos setores envolvidos no seu Conselho Superior.



7. Buscarão em conjunto com o Governo Federal uma revisão contratual que resolva a situação do Pólo de Pedagiamento Federal de Pelotas.



8. Apoiarão o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que trata de concessões rodoviárias e pedagiamento de rodovias no Estado do Rio Grande do Sul.



De acordo com os compromissos acima estabelecidos, assinam esta declaração, na presença das entidades abaixo citadas, e para que seja conhecida de toda a população, a firme disposição dos candidatos da UNIDADE POPULAR PELO RIO GRANDE DO SUL, representada neste ato por seu candidato a Governador TARSO GENRO, e a vice-governador BETO GRILL, sendo subscrito por todos os presentes nesta data histórica.

Caxias do Sul, 06 de agosto de 2010.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT