quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mobilidade Urbana e Transporte sobre Trilhos serão debatidos em Campinas - SP

mobilidade
.
O evento será aberto à população e é promovido pela Frente Parlamentar Paulista do Bilhete Único, junto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas (SindPaulista). O objetivo dos organizadores é construir um diagnóstico na RMC para elaborar projetos de integração do transporte público.

Sérgio Benassi, secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, disse que a questão central é a integração dos diversos tipos de modais. “O novo sistema de transporte exige o uso de rodovias, ferrovias e até de hidrovias, tanto na interligação das estruturas como na unificação do sistema tarifário”, afirmou. “Neste sentido, a ampliação do sistema de bilhetagem eletrônica do Bilhete Único torna-se fundamental”, disse Benassi.

A ideia é retomar o transporte sobre trilhos como elemento estrutural da Mobilidade Urbana e da qualificação da infraestrutura e logística do transporte como um todo. “Neste processo, a recuperação do transporte sobre trilhos será indispensável, por ser um sistema eficiente de transporte de massas”, resumiu Benassi.

O ciclo se propõe também a construir cenários, identificar gargalos e estabelecer ações e parcerias para a construção de cidades sustentáveis e um país da inclusão social.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura.