terça-feira, 6 de novembro de 2012

As cidades mais congestionadas da Europa

A cidade mais congestionada da Europa é Istambul. A TomTom acaba de lançar a última edição do Índice de Congestionamento (IC). O Índice mede o trânsito de 58 cidades europeias, entre Abril e Junho deste ano.

O IC global de todas as cidades européias analisadas é de 23%, que quando comparado com o do ano passado denota uma queda de 4%. Em Lisboa registou-se o IC médio de 20%. A cidade desceu 12 lugares na tabela desde o trimestre anterior.

Tendo em conta o seu nível de congestionamento global, as 10 cidades mais congestionadas da Europa, são:

Istambul 57%

Varsóvia 45%

Marselha 42%

Palermo 40%

Roma 34%

Paris 34%

Estugarda 33%

Bruxelas 33%

Hamburgo 32%

Estocolmo 30%

Nas palavras de Ralf-Peter Schäfer, Head of Traffic da TomTom “O IC dá ao público em geral, mas também a empresas, à indústria e a decisores, informações imparciais e precisas no que respeita a níveis de congestionamento em áreas urbanas. (...) Quando combinado com informações de trânsito em tempo real e de rotas, o trânsito começa a ser desviado destes pontos críticos, ajudando a aliviar os congestionamentos em cidades e áreas urbanas”.

A TomTom é uma empresa com sede em Amsterdã e está presente em 40 países. Oferece produtos e serviços de localização e de navegação automóvel, entre os quais o sistema de planejamento de rotas em www.tomtom.com/livetraffic.