terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MDT participa de congressos promovidos por entidades do Secretariado


Da mesma forma como ocorreu em anos anteriores, em 2015, a coordenação do MDT participou de diversas ações organizadas por entidades que integram o Secretariado do Movimento. Neste trecho, estão descritas as atividades concernentes à Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Associação de Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
20º Congresso ANTP. Na penúltima semana de junho de 2015, com participação do MDT, a cidade de Santos recebeu o 20º Congresso da ANTP e a IX EXPO INTRANS. Coube ao MDT coordenar e organizar a sessão intitulada Democratizar o uso das vias públicas: Utopia ou realidade possível com a Lei de Mobilidade Urbana. Está sendo preparada uma publicação virtual que apresentará as opiniões de debatedores e de representantes da plateia colhidas durante essa sessão.
Seminário Nacional da NTU. No Seminário Nacional da NTU 2015, o coordenador do MDT defendeu a democratização das vias públicas. O encontro foi realizado nos três primeiros dias de setembro em São Paulo, paralelamente à feira Transpúblico 2015. Ao tratar do tema da democratização das públicas, o coordenador do MDT assinalou que, conforme determina a Lei da Mobilidade Urbana, a distribuição do espaço de forma proporcional ao volume de deslocamento permitido pelos diferentes modais, o que significa reduzir o espaço viário ocupado pelos automóveis de 80% para 30%, devolvendo aos pedestres, aos ciclistas e ao transporte público os 70% a que têm direito, Também participaram desse painel o secretário de Transportes da capital paulista, Jilmar Tatto; o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha; o secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes; o presidente do sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), Francisco Christovam, e o promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Alberto Valera. O painel foi coordenado pelo jornalista George Vidor.
21ª Semana de Tecnologia Metroferroviaria. O MDT participou do último painel da '21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária', encontro anual promovido pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), entidade integrante do Secretariado do MDT. Nazareno Affonso representou o MDT na ocasião. Nesse painel, que contou com a participação de dirigentes de diversas entidades, o presidente da AEAMESP e membro do Secretariado do MDT, engenheiro Emiliano Affonso, propôs a elaboração de um documento com dados que mostrem a importância do transporte público – em especial do transporte público sobre trilhos – para o desenvolvimento econômico e social do País e para a garantia da sustentabilidade ambiental nas cidades. A ideia é que o documento seja levado a governantes, parlamentares e lideranças civis de outras áreas da sociedade e embasar a defesa da continuidade de investimentos em transportes públicos sobre trilhos, que servem como estruturadores dos sistemas nas maiores metrópoles e também em grandes e médias cidades.
Pedestres na agenda da mobilidade. Está disponível para livre consulta o décimo sexto volume da série Cadernos Técnicos da Associação Nacional de Transporte Públicos (ANTP) que tem como tema Cidades a Pé.

A publicação reúne a contribuição de especialistas brasileiros e de outros países que participaram do seminário homônimo realizado na cidade de São Paulo em novembro de 2015, apoiado e acompanhado pelo MDT. O encontro internacional que possibilitou a edição da publicação foi realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP,) com promoção e patrocínio oferecido por The World Bank Group/Global Environment Facility (GEF), secretaria executiva exercida pela Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP. A execução do projeto esteve a cargo da Conexão Cultural. Em dezembro, foi lançado um documentário em vídeo sobre o encontro, produzido pelo Canal Mova-se, disponível na Internet via YouTube. 
Reeleição de dirigentes. No final de abril, foi eleita a diretoria da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) para o biênio 2015/2017. A entidade integra o Secretariado do MDT. Vicente Abate (AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários) foi reconduzido ao posto de presidente, e Luiz Fernando Ferrari (Alstom Brasil Energia e Transporte) ao cargo de 1º Vice-Presidente. Antes, no mês de março, o presidente da ABIFER e membro do Secretariado do MDT, Vicente Abate recebe a Ordem do Mérito do Transporte – Medalha JK, outorgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) como forma de reconhecimento da dedicação ao setor transportador de empresários e profissionais em diferentes modais.
No mês de dezembro, o engenheiro Ailton Brasiliense Pires foi reconduzido à presidência da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para mandato correspondente ao biênio 2016/2017. Integrantes do Secretariado do MDT, como Nazareno Affonso (Instituto RUAVIVA), Marcos Bicalho (NTU) e Vicente Abate (ABIFER), entre outros, foram reconduzidos ao Conselho Diretor da ANTP para o mesmo biênio.

 Informativo MDT