quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bicicleta e caminhada em Londres

Enfrentando problemas com os motoristas de ônibus de Londres, que deflagraram uma greve a poucas semanas da Olimpíada e ainda acenam com outra durante os Jogos, o Comitê Organizador de Londres-2012 (Locog) já tem o que seria um 'plano B' para uma possível paralisação rodoviária. Com o 'Programa de Viagem Ativa', os organizadores esperam incentivar o uso de bicicletas e até mesmo a caminhada até as arenas de competição.

O programa disponibiliza bicicletas, mapas, caminhadas guiadas, tudo para facilitar a vida de quem for chegar aos locais de competição a pé ou de bicicleta. No total, haverá 18.800 vagas para estacionar bicicletas em todas as arenas da Olimpíada, além de um serviço de manutenção gratuito. A expectativa dos organizadores é que cerca de 300 mil pessoas utilizem os serviços do programa.
– A questão não é apenas disponibilizar uma alternativa ao sistema público de transporte para as pessoas que virão aos Jogos, mas inspirar os ingleses a serem menos sedentários. O objetivo a longo prazo é mudar a cabeça das pessoas, mostrá-las que essa é uma escolha simples e uma ótima alternativa para se locomover na cidade – disse David Stubbs, diretor da área de sustentabilidade do Locog.
O POVOonline