sexta-feira, 27 de abril de 2012

II Seminário Nacional de Mobilidade Urbana - prazo para inscrição prorrogado até o dia 30/04


O seminário é um evento destinado ao debate dos principais aspectos relacionados a mobilidade urbana, entendida como fator essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.
Ailton Brasiliense, presidente da ANTP, aponta que este debate se dará nos primeiros dias de vigência da Lei Federal nº 12.587 que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e discutirá a importância do transporte público e uso do solo para termos cidades com qualidade de vida. 

O evento também pretende destacar os objetivos propostos pela ONU para a “Década de Ação para a Segurança de Trânsito”. 

Finalmente o Seminário ocorrerá há 5 semanas da abertura a Conferencia de Meio Ambiente da ONU - Rio + 20 cuja pauta inclui entre outros temas, a cidade sustentável e inclusiva 

Com recursos do PAC 2 da Mobilidade Urbana, Recife terá transporte urbano fluvial

Prefeito João da Costa (PT/PE) participou do anúncio de investimentos do Programa


O rio Capibaribe, que corta a cidade de Recife, terá 10 km de vias navegáveis. O uso de vias fluviais para o transporte urbano é uma novidade no Brasil. A obra faz parte do PAC 2 da Mobilidade Urbana para Grandes Cidades, com investimentos de R$ 32 bilhões em recursos do governo federal, estados e municípios.
“Vamos integrar vários modais de transporte”, adiantou o prefeito de Recife, João da Costa (PT/PE), que participou do anúncio dos projetos escolhidos para a nova etapa do PAC2. Recife também terá três corredores de ônibus com faixa exclusiva, ligando zonas importantes da cidade. “Isso vai permitir que o deslocamento seja mais rápido e melhora a qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.