quinta-feira, 14 de abril de 2016

ITDP divulga dois textos de posicionamento elaborados com apoio do MDT, IEMA e WRI Brasil


Número 117 - Março 2016 -   Matéria 07/9

A coordenação do MDT recebeu do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento, ou, em inglês, Institute for Transportation & Development Policy (ITDP) dois textos de posicionamento elaborados por aquela organização com apoio do MDT, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), do WRI Brasil, unidade brasileira do World Resources Institute. Os textos, que podem ser lidos por meio de links ao final desta matéria, têm por títulos: Estratégias locais para expandir os investimentos em infraestrutura de transporte urbano e Estratégias para aumentar a efetividade dos investimentos federais em infraestrutura de transporte urbano.

Em março de 2016, o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento, ou, em inglês, Institute for Transportation & Development Policy (ITDP), enviou à coordenação do MDT dois textos de posicionamento elaborados por aquela organização com apoio do MDT, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), do WRI Brasil, unidade brasileira do World Resources Institute. Os textos, que podem ser lidos por meio de links ao final desta matéria, têm por títulos: Estratégias locais para expandir os investimentos em infraestrutura de transporte urbano e Estratégias para aumentar a efetividade dos investimentos federais em infraestrutura de transporte urbano.
COOPERAÇÃO
Na correspondência que acompanhava os documentos, Ana Nassar, diretora do ITDP, recorda que em 2015 aquela organização contou com a parceria das três entidades “para avançar no debate sobre as oportunidades e desafios para expansão do transporte de média e alta capacidade no Brasil”.
Ela disse que, em junho de 2015, o MDT, representado por seu coordenador nacional, Nazareno Affonso; o IEMA, com participação dos dirigentes André Luis Ferreira e Renato Boareto, e o WRI Brasil, com Luiz Antônio Lindau, participaram de um workshop promovido pelo ITDP Brasil sobre oportunidades e desafios para expansão do transporte de média e alta capacidade.
Na continuidade desse trabalho, houve a identificação de temas relevantes a respeito dos seria possível um esforço de aprofundamento, por meio de ações individuais ou em parceria. No segundo semestre de 2015, com base nas contribuições dos participantes durante o workshop e em pesquisas realizadas pela equipe do ITDP, foram compartilhados com os participantes do workshop uma versão dos textos de posicionamentos, o que deu início a um processo de reflexão conjunta, buscando o alinhamento de posições a respeito dos temas tratados. “Neste ano, a intenção é prosseguir continuar tratando desse tema, além de explorar possibilidades de cooperação em outras áreas”, assinalou a dirigente do ITDP.
Ana Nassar concluiu, assinalando: “Para além dos textos dos posicionamentos em si, acreditamos que o processo de diálogo que iniciamos foi muito rico e permitiu a identificação de visões comuns sobre temas de importância nacional para avançarmos em direção a uma mobilidade mais sustentável. Nesse sentido, gostaríamos de dar continuidade à interlocução com vocês para verificarmos sinergias e possibilidades de cooperação em um futuro próximo”.