segunda-feira, 6 de junho de 2011

Coordenador do MDT e do Escritorio de Brasília da ANTP - Nazareno Affonso discute com os Prefeitos o respeito a faixa de pedestres no Consórcio Intermunicipal do ABC


O projeto da travessia segura na faixa de pedestres foi prposto pelo Consórcio do Grande ABC  para que nas sete cidades que compõem a região do ABC – São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – seja garantido o respeito à faixa de pedestre.

Nazareno Affonso apresentou em sua palestra  que as sociedades que conseguem respeitar a faixa de travessia terão dado um considerável salto de qualidade no tocante à proteção à vida no trânsito.

Nesse processo, o poder público não pode e não deve se ater meramente à administração cotidiana dos fatos, mas, ousar, alçando-se ao conceito estratégico de administrar fenômenos, de mudar mentalidades, de mudar coletivamente o comportamento das pessoas”, afirmou, assinalando: “Conseguir o respeito ao pedestre na faixa é, portanto, adquirir um novo status de cidadania”.

Em seguida, mostrou como foi implantado em Brasília o respeito à faixa de travessia, durante sua gestão como secretário de Transportes do Distrito Federal, no final dos anos 80.

Os Prefeitos das sete cidades concordaram que respeitar o pedestre na faixa é, portanto, se igualar ao primeiro mundo em cidadania e encaminharam para o Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio os encaminhamentos para que o ABC se coloque neste novo patamar de mobilidade urbana.

O MDT ACREDITA QUE RESPEITAR A FAIXA É DAR QUALIDADE DE VIDA NO GRANDE ABC. BOM EXEMPLO!

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazareno Affonso