domingo, 27 de junho de 2010

Êxito na realização do primeiro curso piloto ‘Mobilidade Urbana e Inclusão Social’, em encontro do Fórum Nordeste da Reforma Urbana









 
Local do Curso do MDT em Natal

 

 Com pleno êxito, o MDT promoveu o seu primeiro curso piloto de formação baseado na publicação Mobilidade Urbana e Inclusão Social, editada em 2009 em parceria com o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU). Esse primeiro curso foi realizado em 22 de abril de 2010, no primeiro dia dos eventos Seminário de Transporte e Mobilidade Urbana no Nordeste e da Oficina de Avaliação e Planejamento, promovidos na cidade de Natal pelo Fórum Nordeste da Reforma Urbana (FNERU).
Capacidade política e criatividade das lideranças populares valorizam o conteúdo e o resultado do curso
Durante o primeiro curso piloto Mobilidade Urbana e Inclusão Social, impressionou a atuação das lideranças participantes: elas não militam na área da mobilidade urbana, mas, mesmo assim, como sua experiência política, valorizaram sobremaneira a dinâmica do curso. Depois de uma parte expositiva sobre o conteúdo da publicação Mobildiade Uirbana e Inclusão Social, com intervenções e opiniões dos participantes, a turma foi dividida em três grupos, cada qual escolhendo um ‘candidato a prefeito’ e os outros atuando como ‘lideranças políticas e técnicas’ no papel de membros da equipe de campanha, todos encarregados de criar uma cidade fictícia, elaborar um diagnóstico a partir da situação de sua cidade e, finalmente, elaborar um plano de governo com propostas de mobilidade sustentável, que viesse a alterar significativamente quadro de crise apresentado.



O MDT promoveu com êxito seu primeiro curso piloto de formação, tendo como base didática e de discussão a publicação intitulada Mobilidade Urbana e Inclusão Social, editada em 2009 pelo próprio MDT e pelo Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU). Esse primeiro curso aconteceu durante o Seminário de Transporte e Mobilidade Urbana no Nordeste e a Oficina de Avaliação e Planejamento do Fórum Nordeste da Reforma Urbana (FNERU), eventos realizados entre os dias 22 a 24 de abril, na cidade de Natal-RN. O urso ocupou todo o dia 22. O Curso foi ministrado por Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do MDT e Cristina Baddini Lucas, assessora do MDT.

 
Cristina Baddini Lucas

“Em nome do Fórum Nordeste de Reforma Urbana, gostaria de agradecer o apoio e a valiosa contribuição do MDT à realização de nossa atividade de formação em Natal. A oficina foi avaliada muito positivamente por todos participantes e acredito que plantamos a semente para a constituição de um núcleo de referência no debate sobre mobilidade aqui no Nordeste”, assinalou em correspondência ao MDT o coordenador do evento, integrante da Secretaria Executiva do FNERU e membro da FASE-PE, Adelmo Barros de Araújo.

O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, assinalou que, com a atividade na capital potiguar, foi dado o primeiro passo de um amplo projeto de formação e sensibilização da sociedade para a questão da importância mobilidade urbana, cujo público alvo são os movimentos sociais que compõem o FNRU. “O programa prevê o um período em que estaremos fazendo cursos pilotos – nossa expectativa é de que sejam quatro, no máximo. Estando esses cursos consolidados, entraremos na fase de capacitar pessoas para proferirem o curso e, assim, fazer com que o conteúdo da cartilha se multiplique, seja por novas edições custeadas por parceiros, seja pelo desenvolvimento de novas turmas do cursos por todo o País. A idéia é manter e priorizar parcerias com os movimentos nacionais e fóruns regionais integrantes do FNRU e, também abrir para outros seguimentos do setor, em particular os trabalhadores de transportes”, informou o dirigente.




Nazareno fez questão de frisar que a base desse trabalho de formação, a publicação Mobilidade Urbana e Inclusão Social, reúne, de uma forma cuidadosamente elaborada, todo o acúmulo de quase sete anos de atuação e de debates empreendido pelo MDT. A publicação traz um panorama atual da mobilidade urbana no Brasil e propostas para construir um novo modelo, embasado na inclusão social e na sustentabilidade, com foco no transporte não motorizado e no transporte público coletivo, em contraponto à atual política de Estado, que tem tido como marca a universalização do acesso e amplo estímulo ao transporte individual motorizado., a partir da experiência concreta do setor e dos movimentos sociais, conceitos, informações e instrumentos, para que, efetivamente, seja possível construir uma outra política para a mobilidade urbana, em que o papel do Estado seja universalizar o acesso ao transporte público de qualidade, tornando-o um direito de todos e promovendo a inclusão social e a geração de emprego e renda”, disse o dirigente do MDT.


A partir da crítica à crise progressiva da mobilidade de nossas cidades, devido a ‘febre do automóvel’, que amplia a exclusão social por dificultar o acesso aos serviços, empregos e equipamentos urbanos, o texto de Mobilidade Urbana e Inclusão Social guia o leitor através das propostas que permitem conhecer a qualificação das calçadas, a implantação e aprimoramento de ciclovias e ciclofaixas – que dão segurança ao trânsito dos ciclistas e suas bicicletas –, a importância da prioridade para o transporte público (ônibus, corredores de ônibus em vias exclusivas, Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs, metrôs e trens urbanos e transporte aquaviário), e seus impactos positivos no meio ambiente.



Há ainda um capítulo dedicado ao tema da participação social, gestão democrática e compartilhada, chamando a sociedade a exercer seu papel na reivindicação por uma mobilidade inclusiva e sustentável, considerando a força e importância dos movimentos sociais e outras organizações na conquista da Reforma Urbana como propaga o Estatuto das Cidades.

 NAZARENO AFFONSO E CRISTINA BADDINI