segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NTU e Sest/Senat realizam ações para evitar acidentes com ônibus


Educação e bem estar de profissionais do volante. São dois aspectos muito mais relevantes para a redução de acidentes nas estradas e vias por onde trafegam ônibus do que multas.
Atualmente, os motoristas de ônibus e caminhões são responsáveis pela circulação de 75 milhões de veículos no Brasil.
Por conta disso, a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte) aderiu à campanha permanente do Governo Federal, lançada em setembro, para redução de acidentes.
E a entidade vai além. Serão realizados encontros, seminários, workshops e trabalhos educativos especiais para condutores de ônibus.
Distribuição de folhetos, cartazes, cartilhas e exibição de vídeos para os motoristas também são outras ações.
Inicialmente, mais de 820 mil cartazes serão colocados em ônibus em todo o País.
As 146 unidades operacionais do Sest/Senat estarão preparadas para participar das ações.
No ano que vem pelo menos 250 mil motoristas de ônibus vão contar com cursos de capacitação, treinamentos, especialização para atendimento ao passageiro e relação interpessoal, direção defensiva e primeiros socorros.
E como dirigir bem também passa por cuidar da saúde, os motoristas de ônibus vão ter também acesso a consultas gratuitas com oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos e dentistas. Problemas de saúde, como má postura, dores musculares, estresse e limitações visuais influenciam diretamente no desempenho e concentração dos motoristas, refletindo na segurança no trânsito.
Além de possibilitar profissionais tecnicamente melhores, as ações, segundo a NTU, têm o objetivo de mudar a imagem dos motoristas de ônibus, estigmatizada na sociedade, e prepará-los para as mais modernas exigências do mercado e de relacionamento social.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.