quarta-feira, 16 de maio de 2012

Com 553 participantes, 2º Seminário de Mobilidade Urbana debateu política de mobilidade urbana, segurança viária e propostas do setor para a Rio+20


Organizado pela ANTP e realizado no Centro de Convenções - Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro,, no período de 8 e 10 de maio de 2012, o 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana teve 553 participantes, de 21 Estados e do Distrito Federal, incluindo autoridades públicas, técnicos, especialistas do setor e estudantes; o número inclui 21 profissionais de imprensa. Paralelamente, houve a realização da exposição de produtos e serviços II Expo Mobilidade Urbana (veja nesta edição nota específica a respeito). Os dois eventos fizeram parte das comemorações dos 35 anos de atividades da ANTP, com lançamento de marca alusiva a esse fato, a qual passará a ser utilizada em todas as peças de comunicação da entidade.

OS TEMAS

O 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana foi ancorado em oito conferências. Um dos temas focalizados se refere aos desafios colocados para as cidades brasileiras para implementação da recém editada Lei de Mobilidade Urbana. Foram também debatidos diversos aspectos da questão da 'segurança viária', em especial o tema da Década Mundial de Segurança Viária – 2011/2020, a mobilização deflagrada pela ONU, à qual o Brasil aderiu oficialmente, e que tem por meta reduzir em 50% número de mortos e feridos no trânsito nesse período. Outros temas de realce foram a 'prioridade aos pedestres', 'a formulação de propostas do setor de mobilidade urbana para a Rio+20' (conferência ambiental da ONU prevista para junho de 2012, no Rio de Janeiro), 'a mobilidade para o desenvolvimento urbano sustentável', 'mobilidade urbana nos espaços metropolitanos' e a 'retomada dos investimento em transporte público'.  

Painéis e sessões especiais

Foram desenvolvidos painéis de a respeito de diferentes temas: desoneração tributária, redução de tarifas e inclusão social, acessibilidade e mobilidade da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, os novos corredores de ônibus, transporte cicloviário, a tecnologia a serviço da mobilidade urbana. 

Sessões especiais

Realizou-se a sessão especial promovida pela Comissão de Marketing da ANTP sobre o tema O Marketing na Era da Internet e das Mídias Sociais e também o workshop 'Como Melhorar o Desempenho das Organizações de Transporte e Trânsito', promovido pelo Prêmio ANTP de Qualidade, que está em seu 9º Ciclo .  

Ponto de Encontro

Na manhã do dia 10 de maio, o 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana apresentou a sessão Ponto de Encontro, com o desenvolvimento do tema A Indústria à serviço da Mobilidade Urbana.