O Consórcio Intermunicipal  Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Mobilidade, lançará a Campanha  Regional Travessia Segura na próxima quarta-feira (21/12), às 10h. O evento será  realizado no auditório do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação  (Cecape) Dra. Zilda Arns, em São Caetano do Sul (Rua Tapajós, 300, esquina com a  Av. Goiás). 
 Haverá a apresentação da  Campanha Travessia Segura, que serão divulgadas nos sete municípios do Grande  ABC. Também haverá performances educativas e os participantes farão a travessia  na Av. Goiás. 
 O objetivo é priorizar a  travessia dos pedestres na faixa, promover o respeito e a cidadania entre  motoristas e pedestres, conscientizar os motoristas a respeitar a faixa de  pedestres, implantar na região o gesto para o pedestre pedir a travessia e  reduzir os atropelamentos. 
 O programa priorizará o  pedestre por ser o ente mais vulnerável no sistema de mobilidade e  conscientizará o motorista de suas responsabilidades na prevenção e redução dos  acidentes, com proposta de grande mudança de comportamento, tanto dos motoristas  quanto dos pedestres. 
 O GT Mobilidade previu um  conjunto contínuo de ações educativas, de fiscalização, engenharia e reforço da  sinalização para resgatar a importância do respeito à vida, da cidadania e da  aplicação do Código de Trânsito Brasileiro. O GT utilizou como referência o  exemplo do programa implantado em Brasília na década de 1990, com envolvimento  do poder público, sociedade e imprensa. 
 O período de 2011-2020 foi  estabelecido como “Década de Ação para a Segurança Viária” pela Assembleia Geral  da Organização das Nações Unidas (ONU), com base em estudos elaborados pela  Organização Mundial de Saúde (OMS). A meta é reduzir em até 50% o número de  mortos e feridos por acidentes de trânsito na região, em conformidade com a meta  da ONU. Se nenhuma ação for tomada na próxima década, o número de mortos por  acidentes de trânsito crescerá dos atuais 1,3 milhões anuais para 1,9 milhões em  2020, em todo o mundo. 
 Preparação  – 
O GT iniciou em setembro a preparação para a  implantação do programa com ações de sensibilização de gestores municipais,  transportadores escolares, motoristas de transporte coletivo e taxistas. O  Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do  Transporte (Senat) incluíram em seu programa de treinamento e capacitação o tema  “Travessia Segura”. Os municípios também estão priorizando a manutenção e  adequação das travessias para a implantação do programa.
 Orientações aos  motoristas:
- Reduza a  velocidade e redobre a atenção ao se aproximar de uma faixa de travessia;
 - Avalie as  condições de segurança antes de conceder preferência ao  pedestre;
 - Acompanhe pelos espelhos  retrovisores a movimentação de outros veículos;
 - Dê passagem aos pedestres  nas travessias devidamente demarcadas e onde não houver  semáforo;
 - Aguarde a completa  travessia dos pedestres para colocar seu veículo em movimento.  
 Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT