sexta-feira, 6 de junho de 2014

Na Assembleia Legislativa paulista, MDT participa de reunião da frente parlamentar por redução da tarifa do transporte público

Representado por Juarez Bispo Mateus, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte (CNTT-CUT), o MDT participou em 23 de abril de 2014, em dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Barateamento da Tarifa do Transporte Público, coordenada pelo deputado Gerson Bittencourt.
O encontro teve como objetivo discutir alternativas para o barateamento das tarifas. Entre outras colocações, Juarez explicou que integram o Secretariado do MDT diferentes entidades representadas no Conselho Nacional das Cidades. Ele fez uma apresentação sucinta dos pontos da resolução que consubstancia do Pacto Nacional de Mobilidade.
A elaboração dos termos do pacto foi solicitada pela presidente da República, Dilma Rousseff, logo após as manifestações de junho de 2013 e sua concretização, no âmbito do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana contou com a participação direta e significativa de membros do Secretariado do MDT. O Pacto transformou-se numa resolução do Conselho Nacional das Cidades de 2 de outubro de 2013, seus termos foram ratificados pelo Conselho Nacional das Cidades, mas a resolução original sofreu pequenos ajustes, tendo sido reeditada e aprovada na 40ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, em março de 2014, mas ainda não foi publicada pelo governo.
A mesa dos trabalhos da reunião da Frente Parlamentar teve ainda a participação de Adauto Farias, diretor de gestão econômico-financeira da São Paulo Transporte (SPTrans); de Atílio André Pereira, secretário de Transportes de Guarulhos, e de Maurício Thesin, consultor de projetos de transporte nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo. A plateia reuniu e vereadores, especialistas do setor e representantes de sindicatos, de cooperativas de transporte e de ONGs. As apresentações de Adauto Farias e de Maurício Thesin podem ser vistas por meio de links ao final desta notícia.