quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pesquisa Datafolha mostra que 49% dos paulistanos apoiam rodízio ampliado


Medida foi implantada em dias de jogos da Copa em Itaquera
Para surpresa de muitos defensores do uso do automóvel, quase metade dos paulistanos defende a ampliação do rodízio municipal de veículos para o dia todo.
É o que revela pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, dia 21 de julho de 2014.
Foram ouvidas 1.047 pessoas maiores de 16 anos, entre os dias 15 e 16 de julho. Deste total, 49% defendem que o rodízio não seja mais restrito às faixas das 7h às 10h e das 17h às 20h.
A ampliação do horário do rodízio das 7h às 20h foi implantada em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014 e quando havia partida do mundial no estádio em Itaquera, zona Leste.
"Entre os que têm o carro como meio de transporte mais frequente, são favoráveis 40% e contrários, 57%. A maioria dos que usam transporte público é a favor: 60% entre usuários de peruas, 52%, de ônibus e 50%, de metrô”. – diz o Instituto Datafolha.
A pesquisa mostra ainda que 76% dos paulistanos são contra a cobrança de pedágio para circular no centro expandido. Entre os usuários de carro, a reprovação sobe para 80%.
O pedágio não conseguiria melhorar o trânsito para 57% dos entrevistados. Já 22% afirmam que a situação talvez melhorasse, e 17% afirmaram que com certeza melhoraria.
A medida é aplicada em diversas cidades do mundo com infraestrutura de transporte público e defendida por especialistas em mobilidade.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes