quarta-feira, 9 de maio de 2012

Foi lançado ontem o Caderno Técnico volume 8 - Sistemas Inteligentes de Transportes

Fez parte da programação do 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana da ANTP o lançamento do Caderno Técnico - Volume 8 - Sistemas Inteligentes de Transporte, elaborado com a participação da Comissão Técnica de ITS e apoio do Banco Mundial. 

São 9 capítulos que fazem o debate e a troca de experiências relativas a ITS e ressaltam que a sigla que representa "Sistemas Inteligentes de Transportes" esta sendo muito utilizada na operação e gestão da mobilidade urbana, com ferramentas de diversos contextos e aplicações que impactam a resolução de problemas em nível local e global.

"A revolução da internet e os mais recentes  meios de comunicação abrem perspectivas para a concepção e produção de novos serviços capazes de atrair novos usuários para o transporte público", comenta Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP,  no lançamento do Caderno.

Sobre sistemas metroferroviários. 

Em entrevista ao Jornal da AEAMESP,  Peter Alouche comentou o lançamento do Caderno Técnico ANTP - Volume 8 - Sistemas Inteligentes de Transporte. "Quando se fala de ITS, Sistemas Inteligentes de Transportes, os meios técnicos só pensam em rodovias (pedágios, centro operacional) e ônibus (monitoramento, AVL, bilhetagem etc.). 

Esquece-se que, no transporte metroferroviário, os sistemas inteligentes sempre estiveram presentes e de modo avançado e determinante (sinalização, automação, CCO, ATO, ATP, ATS, entre outros). Um desconhecimento da comunidade técnica que, na ANTP, quisemos corrigir", disse. Um resumo. Peter Alouche prossegue: "Este capítulo dos sistemas metroferroviários, incluído no Caderno Técnico de ITS que a ANTP está editando, com apoio do Banco Mundial, foi confiado a mim, junto com Tadashi Nakagawa. Tentamos apresentar, num resumo de 20 páginas, onde e como os sistemas ITS aparecem no transporte metroferroviário, em especial no Metrô de São Paulo".

Conheça a publicação disponível na ANTP.

Nesta quarta , Nazareno Affonso falou sobre Paz no Trânsito em Brasília no 2º Seminário de Mobilidade Urbana, da ANTP



O coordenador do MDT, arquiteto Nazareno Affonso, foi um dos dos palestrantes na Conferência 3 – Assegurando a prioridade ao Pedestre, durante o 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana que está sendo realizado em São Paulo pela ANTP no período de 8 a 10 de maio de 2012, paralelamente à II Expo Mobilidade Urbana.


Coordenador e objetivo.


A sessão teve como coordenador Walter Rodrigues da Cruz Junior, diretor presidente da Manaus Trans, e buscou apresentar e debater o estado da arte do projetos em curso nas cidades brasileiras que estão assegurando a prioridade ao pedestre no contexto urbano.

Outros conferencistas da sessão.


Também participou da sessão como conferencista Irineu Gnecco Filho, diretor de planejamento da CET - SP.


Discussão. 

Nazareno apresentou a experiência de respeito a faixa de pedestres implantada em Brasília nos anos 90 e que continua até os dias de hoje sendo motivo de orgulho aos brasilienses. A seguir, Irineu apresentou o programa de respeito a travessia que o município de São Paulo está implantando com bastante sucesso.

Encaminhamentos. 

Constatou se a importância das cidades em geral implantarem projetos de prioridade e respeito ao pedestre como estipula o Código de Trânsito Brasileiro- CTB e a recente Lei da Mobilidade 12.587/12. É fundamental que seja feito um planejamento das ações e atividades na operação, engenharia, educação e fiscalização do projeto de prioridade ao pedestre nas áreas urbanas. Foi destacado o papel de ter a mídia como parceira e também o Estado em ações como a fiscalização das películas nos veículos que atrapalham o pedestre e o ciclista na negociação da travessia.

Ações como estas são importantes para o a redução de acidentes com vítimas fatais para atingirmos a meta de diminuição de 50% em 10 anos