quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seminário Nacional da NTU 2012 terá como eixo temático a Lei de Mobilidade Urbana e os benefícios da implantação dos BRTs

Previsto para os dias 28 e 29 de agosto de 2012, em Brasília, o Seminário Nacional NTU 2012 terá como tema geral A Nova Mobilidade Urbana. Representado por seu coordenador nacional, Nazareno Affonso, o MDT participará da sessão que debaterá o tema A Nova Lei da Mobilidade Urbana. Para a tarde de 29 de agosto, está programada a Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito.O Seminário Nacional NTU 2012, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2012, em Brasília, terá como tema geral A Nova Mobilidade Urbana. Após a solenidade de instalação dos trabalhos, haverá na manhã do primeiro dia homenagem aos 25 anos do Vale-Transporte, seguida da mesa-redonda A Nova Lei da Mobilidade Urbana.

Participação do MDT.

Representado por seu coordenador nacional, Nazareno Affonso, o MDT participará da sessão do Seminário Nacional NTU 2012 que debaterá o tema A Nova Lei da Mobilidade Urbana. Essa sessão terá exposição a cargo de André Dantas, diretor técnico da NTU; atuarão como debatedores, além do coordenador do MDT, representantes da própria NTU; da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades (SeMob), da Frente Nacional de Prefeitos e da Urbanização de Curitiba S/A (URBS).

Ainda no primeiro dia.

Na tarde do primeiro dia, será desenvolvido o painel inti tulado A Mobilidade Urbana nas Mídias Sociais, com palestra do consultor, empresário e especialista em comunicação digital de Gil Giardelli; mediação de Roberto Sganzerla, especialista em marketing de transportes, e debates conduzidos por Luciana Herszkowicz, sócia e gerente de Comunicação da empresa Viação Paraty; Alessandra Franco, assessora de Comunicação do Setransp/AJU, e José Romano Neto, sócio-diretor da empresa SBCTrans. Na primeira noite, haverá a cerimônia de formatura do MBA em Gestão de Negócios, com apresentação de Leila Navarro sobre o tema Liderança.

Segundo dia. 

Com a retomada dos trabalhos, na manhã de 29 de agosto, será desenvolvido o Workshop Sistemas BRT. Uma das atividades será o painel BRT: Solução global para a mobilidade urbana sustentável. Atuarão como expositores Luiz Antônio Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil; Brendan Finn, consultor internacional, e Guillermo Calderón, diretor do Metrobus/México. Mais tarde, haverá a apresentação do ‘case’ Ações de Marketing do BRT TransOeste, com exposição a cargo de Suzy Balloussier, relações públicas da Fetranspor, do Rio de Janeiro.

Reunião do Fórum Nacional.

Também para o dia 29 de agosto, das 14h30 às 18h, está programada a Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Pùblicos de Transporte Urbano e Trânsito, em sala específica, nas dependências do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, onde acontecerá o Seminário Nacional da NTU 2012.

Estará em foco nessa Reunião Extraordinária o tema do PAC da Mobilidade para Pequenas e Médias Cidades Brasileiras, recentemente lançado pelo Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana. A coordenação do Fórum Nacional informa ainda que, aproveitando o evento da NTU, haverá um momento na reunião em que se buscará ouvir o setor empresarial de transporte urbano presente no Seminário, sobre aspectos da lei de mobilidade urbana.
Para a reunião do Fórum Nacional estão convidados o secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, e o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Ferraz Arcoverde, além de deputados federais que compõem a Frente Parlamentar de Transporte Público e membros da Frente Nacional de Prefeitos.

Informarivo Movimentando