segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seminário na capital baiana discutirá barreiras e oportunidades do metrô em Salvador.


Em 5 de julho de 2012, às 19 horas, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA),  Nazareno Affonso, coordenador do MDT e responsável pelo escritório da  ANTP - Brasília, participará da abertura juntamente com presidente da SENGE e membro  do MDT, Ubiratan Félix. O palestrante do encontro será o engenheiro Cláudio de Senna Frederico, integrante do conselho diretor da Associação Nacional de Trânsito e Transporte Públicos (ANTP). O presidente da AEAMESP, José Geraldo Baião, e o ex-presidente da AEAMESP , Emiliano Affonso, ambos membros do secretariado do MDT, participarão como debatedores do seminário Planejamento, Implantação e Operação do Transporte Metroviário, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA).
Motivação
O presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, Ubiratan Félix, assinala que, neste momento de início de vigência da Lei Nacional de Mobilidade Urbana, o metrô de Salvador tem a sua primeira linha ainda em fase de implantação do trecho inicial e a segunda linha com inicio de obras previsto para 2013. Embora exista muita discussão sobre o assunto, há pouco esclarecimento qualificado sobre a realidade da implantação do transporte metroviário na cidade. O seminário propõe mostrar a experiência de implantação e operação de metrô desde sua fase pré-operacional, identificando as barreiras e oportunidades em que o poder público deve focar sua atenção", disse o dirigente sindical, acrescentando que o evento levará a experiência do metrô de São Paulo, cidade na qual se encontra o maior número de linhas em operação e que tem um amplo plano de expansão de sua rede até 2015.  
Inscrições gratuitas
As inscrições pra o seminário devem ser feitas via portal do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (www.sengeba.org.br). Não haverá cobrança de ingresso; será solicitada apenas a doação opcional de 2 kg de alimentos não perecíveis, a serem entregues para a campanha da União dos Municípios da Bahia (UPB) para minimizar os efeitos da seca.

Ex-prefeito de Bogotá defende faixa de ônibus vias congestionadas


Diário do Grande ABC

Ex-prefeito de Bogotá e referência na criação de políticas de mobilidade urbana, o urbanista Enrique Peñalosa defende medidas radicais para combater os congestionamentos. Entre 1998 e 2001, quando esteve à frente da prefeitura da capital colombiana, Peñalosa criou 84 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, o Transmilênio. O sistema funciona no modelo de BRT (ônibus de trânsito rápido, na tradução), com faixas de ultrapassagem e linhas expressas. Os itinerários servem a 1,7 milhão de passageiros por dia útil, em média.

No Grande ABC, são poucas as vias que têm corredores de ônibus, como Piraporinha, Lucas Nogueira Garcêz, Brigadeiro Faria Lima, Pereira Barreto e Capitão Mário Toledo de Camargo.

Para melhorar a fluidez nos grandes centros, o urbanista sugere medidas polêmicas. Em vias que costumam registrar altos índices de engarrafamento, o colombiano propõe a segregação de faixa exclusiva para o transporte coletivo. "O problema é que quem tem carro tem o poder político, e não quer ceder um centímetro de seu espaço à coletividade. Um ônibus que transporta 50 pessoas deveria ter 50 vezes mais espaço que um automóvel com um único passageiro. Isso é um princípio democrático básico", avalia.

Na opinião do ex-prefeito, a construção dos BRTs deve ter preferência em relação ao metrô. Ele aponta para a melhor relação custo/benefício dos corredores. "O ônibus, por exemplo, pode entrar nas ruas dos bairros e recolher passageiros. Outra vantagem é que a distâncias entre os pontos é menor. Ou seja, o tempo de caminhada de casa ou do trabalho até o ponto e, desse local até o destino, é menor", complementa.

Peñalosa vê como hipocrisia a movimentação de grupos que pedem a ampliação da rede metroviária. "Muitas pessoas de alto poder aquisitivo são as que mais brigam pela construção de linhas de metrô, mas elas não têm a mínima intenção de usar esse tipo de transporte. Tudo que eles querem é que outras pessoas utilizem o metrô e deixem as ruas mais livres para os carros."

Outra medida defendida pelo especialista, que hoje preside o Institute for Transportation and Development Policy (Instituto de Políticas para Transportes e Desenvolvimento), é a construção de ciclovias e a restrição para o uso dos veículos particulares. "O automóvel vai gerar uma grande quantidade de custos sociais, ambientais e de qualidade de vida. Se há tantos impactos, o lógico e racional seria cobrar impostos cada vez mais caros pelo uso do carro e, com os recursos, subsidiar o transporte público.(colaborou Illenia Negrin)


Região do ABC estuda criação de corredores exclusivos
 


Para proporcionar mais fluidez ao sistema viário, as Prefeituras do Grande ABC estudam a criação de novas faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, a região conta com 33 quilômetros do Corredor ABD, que liga a região a três terminais paulistanos, além da via segregada na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em Santo André.

Em São Bernardo, o projeto da Prefeitura é criar 11 corredores de ônibus e quatro terminais até 2016. As obras deverão custar cerca de R$ 470 milhões, sendo que a metade será financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, informa que a cidade deverá ter vias exclusivas nas futuras avenidas marginais que estão sendo estudadas pela administração. Os corredores serão às margens do Rio Tamanduateí e do Córrego Corumbé.

A Prefeitura de São Caetano pretende construir estações de conexão nas divisas com Santo André e São Bernardo para otimizar o transporte intermunicipal pela cidade. “A ideia é organizar o fluxo dos coletivos para reduzir os congestionamentos”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui.