terça-feira, 6 de setembro de 2011

Veja o lançamento do MDT- GO em solenidade com ampla representatividade de lideranças do setor e da sociedade


Em solenidade na manhã de 18 de agosto de 2011, no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, houve o lançamento do Movimento em Defesa ao Transporte Público de Qualidade para Todos em  Goiás (MDT-Goiás), que tem como organizador o professor Paulo Souza Neto, mestre em Planejamento Ambiental pela UNB-DF e com larga atuação no serviço público, em especial na área ambiental e de planejamento.
Segundo o professor, o que moveu a formação do MDT em Goiás foi a identificação da grave crise de mobilidade promovida pelo incentivo à aquisição e uso dos automóveis sem que houvesse uma política de investimento público em sistemas estruturais de transportes públicos e não-motorizados. Outro fator mobilizador foi a urgência do enfrentamento da tragédia das ruas de Goiânia e sua região metropolitana, com mortos e feridos no trânsito.

Esse trabalho iniciou-se em abril último, por meio de diálogos com o coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso. O resultado foi a elaboração da proposta denominada  Gestos Concretos para a Mobilidade Sustentável, com foco principal na mobilização para a 10ª Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”,  organizada pelo Instituto da Mobilidade Sustentável – RUAVIVA e que acontecerá em 22 de setembro de 2011, tendo como temas a educação e a saúde, com ênfase no esforço para reduzir as mortes pelo uso de motocicletas e desenvolver ações que a garanta a Fluidez do Transporte Público no Transito.
Nazareno Affonso
Em julho, foi feita nova tiragem de 3 mil exemplares a publicação Mobilidade Urbana e Inclusão Social do MDT, com algumas atualizações como o Manifesto do Dia sem Carro do Fórum Nacional da Reforma Urbana e sobre o PL da Mobilidade. Nesses meses intermediários do ano se consolidou a parceria com a Secretaria de Educação de Goiânia, para dar solidez à proposta de difusão da Mobilidade Sustentável, e teve inicio a mobilização para o lançamento do MDT-Goiás e para a realização do II Curso do MDT – Mobilidade e Inclusão Social, que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto (veja em outra matéria desta edição de Movimentando).

MANIFESTAÇÕES

Ao abrir o encontro, professor Paulo Souza Neto destacou os cinco eixos defendidos pelo MDT para atingir o objetivo de incluir na agenda social e econômica do País o transporte público como direito para todos, Os eixos são: Mobilidade para todos; Investimento permanente no transporte público; Barateamento das tarifas para a inclusão social; Prioridade ao transporte público no trânsito; Transporte público com desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Ele agradeceu a presença maciça da sociedade civil e política. Nazareno Affonso fez uma explanação a respeito das origens do MDT, dos problemas enfrentados pelos usuários de transporte público – em especial quanto ao custo das passagens e a necessidade de investimentos permanentes em Sistemas Estruturais de Transportes Públicos bem como de garantir a Fluidez do Transporte Coletivo no Transito, retirando estacionamentos das vias onde trafegam os ônibus e construindo corredores exclusivos para Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos– e também conclamou as cidades de Goiais a se engajarem na X Jornada Brasileira “na cidade sem meu carro” eixo principal de ações do MDT de Goiás .

Os integrantes da mesa solene se manifestaram sobre o encontro. O secretário de Estado da Região Metropolitana de Goiânia, o deputado estadual Jânio Darrot, que representava o governador de Goiás, Marconi Perillo, discorreu sobre o significado da criação de um Plano Diretor para a Região Metropolitana de Goiânia, proposta que conta com o apoio do MDT-Goiás. O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, destacou a importância do comprometimento das universidades no debate a respeito da mobilidade, bem como, a necessidade de planos de curtíssimo, curto, médio e longo prazos. “precisamos  sair do discurso!“, conclamou.

O deputado federal Leandro Vilela fez um breve comentário sobre o MDT e também ressaltou o papel que terá esse movimento em Goiás, e frisou ser defensor da PL da Mobilidade que tramita no Senado Federal, esperando sua aprovação. O secretário de Planejamento e Urbanismo de Goiânia, Roberto Elias, se comprometeu a apoiar o MDT-Goiás em suas atividades na X Jornada Brasileira “na cidade sem meu carro” defendendo a retirada dos carros estacionados em vias onde circulam os automóveis bem como de priorizar o transporte coletivo e os transportes não motorizados nas políticas públicas. Ele acrescentou que o Plano Diretor de Goiânia, em seu artigo 15 estabelece: “A política para a mobilidade, acessibilidade e transporte do Município de Goiânia tem por objetivo promover ações de forma a garantir a mobilidade urbana sustentável...”, e convidou o MDT-Goiás para ajudar na implementação dessas ações.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) foi representado pelo diretor técnico Horácio Mello Cunha Santos. “Iniciativas como esta estavam faltando em nosso meio”, disse, sublinhando a necessidade de redução dos acidentes no trânsito, especialmente aqueles que envolvem motociclistas. Romero Arruda destacou a importância de iniciativas que abarquem toda Região Metropolitana de Goiânia; defendeu a prioridade do transporte coletivo frente ao individual e a necessidade de haver políticas públicas nesta direção, com a integração dos órgãos envolvidos, acrescentando que a CMTC se compromete em participar junto com o MDT-Goiás das atividades e ações do Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro próximo.

Patrícia Margon, Professora do Instituto Federal de Goiás, destacou a importância de uma parceria entre a ANTP Centro-Oeste e o MDT-Goiás. “Precisamos investir mais na capacitação dos gestores técnicos”, disse, colocando-se à disposição para pensar projetos neste sentido. Vidal Barbosa parabenizou a criação do MDT-Goiás e contou um pouco da história do Fórum Nacional da Reforma Urbana , destacando algumas das bandeiras dessa organização: o Direito à Cidade; a Gestão Democrática das Cidades; e a Função Social das Cidades e da Propriedade. Leomar Avelino, presidente da RMTC, também elogiou a iniciativa e assinalou que as linhas de ônibus estão passando por projetos de melhoria em busca de maior regularidade e satisfação dos motoristas.

Iram Saraiva Júnior, secretário da AMOB, falou da importância de haver investimentos na criação de ciclovias e toda infraestrutura cicloviária, pensando em bicicletários e vestiários.
Barbosa Neto
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Goiânia, Barbosa Neto, um dos mais entusiasta da iniciativa ,colocando sua equipe técnica a disposição do MDT-Goiás para pensarem propostas em que priorize o transporte público nas políticas de Governo como forma a garantir a qualidade de vida na cidade e assim promovendo um melhor desenvolvimento para mobilidade, em consonância com o Plano Diretor de Goiânia.
Miguel Thiago, presidente da Agência Municipal de Trânsito de Goiânia (AMT), reforçou a importância de haver corredores exclusivos para o transporte coletivo, assinalando e que neste momento a Prefeitura de Goiânia está preocupada com a fluidez na cidade. Na opinião dele é preciso de intervenções na cidade para atingir o objetivo de ter uma maior fluidez no trânsito, buscando a satisfação dos usuários.

Cristina Baddini Lucas, assessora do MDT Nacional e diretora de Transportes da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul-SP, falou do longo caminho percorrido pelo MDT na defesa do transporte coletivo de qualidade. Deu exemplos de experiências que deram certo, as quais, com um algum esforço coletivo e político,  poderão ser adotadas em Goiânia.  Gercino Neto, aluno do curso de Gestão Ambiental da PUC-GO, falou em nome dos estudantes, frisando aa necessidade de adesão do corpo discente a este movimento, bem como da sociedade em geral..Ressaltou a importância do curso de Gestão Ambiental para o tema Mobilidade Urbana Sustentável. 

O vereador Joãozinho Guimarães se colocou a disposição para apresentar os projetos do MDT-Goiás na Câmara de Vereadores de Goiânia; ele elogiou a iniciativa do governo do Estado em substituir os ônibus do Eixo Leste-Oeste por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Érika Christine, secretária do Fórum de Mobilidade Urbana, elogiou a iniciativa do MDT-Goiás e frisou que é necessário a integração das ações e políticas públicas para a mobilidade urbana.
Prof. Paulo Souza
Movimentando 62
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT