terça-feira, 5 de outubro de 2010

Propostas de Geraldo Alckmin para São Paulo

O Governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB), 57 anos, promete acelerar obras do metrô, modernizar os trens da CPTM e dar opções a quem anda de carro nos grandes centros e a inda diz que estudará o preço do pedágio.


Você disse que ia terminar as linhas 4 e 5 do metrô e iniciar a 6, fazer o Expresso Tiradentes e ainda prolongar a linha 12, da CPTM. Quando foi governador, entregou pouco mais de 9 km. Como agora vai fazer tudo isso?

Geraldo Alckmin - Eu entreguei 12,5 km de metrô e deixei, em obra, outros 12,8 km. Então, se você somar tudo, vai dar quase 27 km de metrô enterrado, cujas obras não são curtas. Agora, vamos terminar a linha 5-lilás, que sai de Santo Amaro e vai até Chácara Klabin, e a linha 4-amarela, que é a primeira PPP (Parceria Público-Privada) do país, com mais de R$ 800 milhões de recursos da iniciativa privada. Também vamos fazer um monotrilho até Cidade Tiradentes, na zona leste, em com a prefeitura, e ainda pretendo iniciar e tocar o projeto da linha 6-laranja, na direção da zona norte. Na CPTM, temos o projeto de fazer o Expresso Guarulhos, também com a iniciativa privada, e o prolongamento da linha 12-esmeralda, com mais duas estações, até Varginha.

Mas o que explica toda essa demora, essa defasagem de metrô em São Paulo?
Alckmin - O metrô não é barato, ainda mais em regiões próximas ao centro. E, em São Paulo, o governo federal nunca pôs dinheiro no metrô. É tudo investimento do Estado.

 Nem no governo Fernando Henrique, do seu partido?
Alckmin - Não, ele também não pôs e está errado.

O que fará para dar mais velocidade aos trens da CPTM?
Alckmin - Veja a linha 4 do metrô. Ela tem intervalo de 75 segundos entre um trem e outro. Não tem operador, é toda automatizada. A nossa proposta é ter mais 100 trens na CPTM modernos como esses para reduzirmos a espera nos horários de pico. Ao mesmo tempo, teremos um esforço permanente para melhor a ferrovia. Nós podemos ter, no futuro, uma rede metroviária de quase 400 km --hoje, temos 264 km. Quando o Covas assumiu, a CPTM transportava menos de 700 mil passageiros, hoje ela transporta mais de dois milhões.

O que o seu governo fará para São Paulo ser sede da Copa?
Alckmin - Vamos fazer a linha 17-ouro, que passa pelo aeroporto de Congonhas e leva ao Morumbi, mesmo que o bairro não receba jogos. Sobre o estádio do Corinthians, não colocaremos dinheiro público. Ajudaremos, sim, com infraestrutura. A linha 3-vermelha do metrô, que faz a ligação leste-oeste, por exemplo, está muito sobrecarregada. Podemos reduzir os intervalos entre os trens, com mais composições e tecnologia.

Você já afirmou que vai rever os contratos com as concessionárias que administram as rodovias estaduais. Isso quer dizer que o você também considera o preço dos pedágios abusivo?

Alckmin - Não, o que eu disse é que vamos analisar a localização das praças, como na região de Campinas ou Jaguariúna, por exemplo, onde há pessoas que pagam pedágio para ir de um bairro a outro. Nós vamos mudar o lugar da praça ou dar um grande desconto para essa população local, mas vamos respeitar contratos. O que vou reavaliar é o equilíbrio econômico dos 18 contratos. Se a empresa estiver com muito lucro, podemos exigir mais obras ou redução de tarifa.

Você já sabe onde isso pode ocorrer?
Alckmin - Não, isso é um estudo que pode ser feito. O modelo de concessão em São Paulo é um modelo bem-sucedido, permitiu grandes investimentos. Das dez melhores estradas do Brasil, as dez estão aqui.

Vai duplicar a Tamoios?
Alckmin - Sim e também a rodovia Euclides da Cunha, em Rio Preto, que já está contratada. Sobre a Tamoios, teremos de obter licença ambiental para fazer uma nova estrada na altura da serra do Mar.

Jornal Agora
Cristina Baddini Lucas- Assessora do MDT