sábado, 22 de outubro de 2011

Foi um sucesso o Congresso da ANTP no Rio de Janeiro



O presidente da ANTP,  Ailton Brasiliense Pires afirmou que o Congresso foi um sucesso e as  discussões do 18º Congresso sobre os impactos dos grandes eventos sobre a mobilidade urbana deram inicio com qualidade ao Congresso no dia 19 passado. Ele recordou na abertura do evento que o Rio de Janeiro abrigou o primeiro congresso da entidade, nos anos 70. Disse também que a sociedade espera muito da ANTP em razão de suas bandeiras consequentes sobre transporte, trânsito, cidades, economia e meio ambiente.


Importante também foi o debate sobre a necessidade de compreender o uso da motocicleta para reduzir acidentes com esse tipo de veículo. A seguir ainda tivemos um painel com experiências do setor metroferroviário na Europa e América Latina,seguido do cenário internacional do transporte público, planos e projetos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito do Rio de Janeiro e da Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade, 


A questão do transporte público diante da sustentabilidade urbana, o tema da gestão da inovação para a sustentabilidade, os projetos de BRT no Brasil e nas cidades sedes da Copa de 2014, as perspectivas de implantação e os impactos do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, planos e projetos da Secretaria de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, os desafios para a Década de Redução de Acidentes e a questão da mobilidade e do meio ambiente. 


No dia seguinte houve uma conferência que se referia as ações globais da Organização das Nações Unidas (ONU) que debateu a campanha Década Mundial de Segurança Viária - 2011/2020  que conclama os países a promoverem ações para reduzir pela metade o número de mortos e feridos no trânsito. A outra conferência bastante frequentada foi a Mobilidade Urbana na Agenda Ambiental: A Conferência ONU Rio+20


No segundo dia houve duas conferências.Uma que  discutiru a integração tarifária e inclusão social e a outra tratou do tema das tecnologias aplicadas na gestão das cidades, tendo como foco o Centro de Operações Rio. Também se discutiu mobilidade urbana para a Copa e 2014, em uma oficina internacional específica; o monotrilho como meio de transporte nos grandes centros urbanos, mobilidade para cidades sustentáveis, pesquisa e qualificação dos profissionais do setor, perspectivas do transporte ferroviário regional, programas e ações das operadoras rodoviárias do Rio de Janeiro, os desafios do transporte cicloviário, funcionalidade de ITS (sistemas inteligentes de transporte) aplicáveis aos Bus Rapid Ttansit (BRTs). Por iniciaitva da Fudanção Universidade-Empresade Tecnologia e Ciência (Fundatec), foram desenvolvidas duas sessões especiais, uma das quais discutiu a operação, infraestrutura e tecnologia para BRTs e a outra abordou o tma sistemas inteligentes de transporte.


O presidente da ANTP salientou ainda sobre a necessidade de gestão inteligente de tráfego e políticas urbanas integradas em regiões metropolitanas, caso de São Paulo. E considerou que o Brasil tem tempo e capacidade para atender às necessidades de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada, de maneira a deixar um importante legado em termos de transporte público


Outros temas em foco por Brasiliense foram as conquistas e desafios da educação de trânsito, o transporte público como estruturador das regiões metropolitanas, mobilidade urbana de mudança climática, externalidades positivas no setor metroferroviário nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, atributos do transporte público por ônibus, qualidade da gestão para resultados sustentáveis.


O próximo congresso da ANTP será em Brasília daqui a dois anos. Parabéns pelo evento bem sucedido.


Cristina Baddini Lucas - assessora do MDT .  



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